Festival Internacional de Artes Circenses começa hoje em Fortaleza

9db590d9-7de6-449b-a54f-2ea1c31f50f70

Embaixo das tradicionais lonas, em cima de palcos ou em praças públicas, os espetáculos circenses são encanto. Durante 12 dias, 66 apresentações, de várias partes do Brasil e de outros cinco países, irão maravilhar crianças e fazer com que os adultos relembrem a infância. A programação fará parte da terceira edição do Festival de Circo do Ceará, que começa hoje e segue até o dia 28. No fim da tarde desta sexta-feira, às 17 horas, a Praça do Ferreira se fará picadeiro para receber o espetáculo de rua Ao Divagar se vai longe e de bicicleta, mais ainda, com a Cia. UmPédeDois, de Porto Alegre (RS). Em seguida, às 19 horas, as cortinas do Cineteatro São Luiz irão se abrir para dar continuidade ao primeiro dia de evento, com a apresentação do espetáculo La Naturaleza Rota, do artista argentino Tuto Tul.

A agenda do Festival irá se espalhar por 10 cidades cearenses, entre Interior e Região Metropolitana. Em Fortaleza a programação segue até o domingo, dia 14. Partindo da Capital, a programação passará, ainda, por Aracati, Itapipoca, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Quixeré, Redenção, Itaitinga, Maranguape e Guaiuba.

“Essa decentralização da programação para o Interior do Estado democratiza o acesso das pessoas. Fortaleza já absorve muita coisa, muita programação”, considera um dos coordenadores do evento, Ângelo Márcio. Segundo ele, nas cidades do Interior sempre há uma grande participação das comunidades, principalmente, porque o Festival realiza oficinas de formação.

Neste ano, serão 14 cursos ocorrendo nas cidades que recebem o evento. Os próprios artistas que farão os espetáculos passarão seus conhecimentos e suas experiências para o público interessado, em oficinas de máscara neutra e clown, acrobacia, mágica cômica, tecido marinho, corda bamba, malabares, palhaço de rua e outras técnicas. “A atividade circense, além da bela estética, tem a característica forte do desenvolvimento físico”, considera Ângelo.

Protagonismo feminino

Nesta edição, o Festival traz o tema “O Protagonismo Feminino no Circo” para instigar discussões sobre o assunto. “No passado, tempo de circo tradicional, as mulheres não podiam aprender a ler para não entender os recados, bilhetes que recebiam e para também não escrever para rapazes. Eram muito presas e vigiadas pelas famílias, justamente, porque eram expostas e chamavam muito atenção onde chegavam”, conta Inambê Sales, pesquisadora de juventude e circo.

Segundo ela, este cenário era apenas um dos pontos que ocorriam embaixo das lonas dos tradicionais circos familiares. As mulheres ficavam basicamente à frente dos números apresentados e da produção. Quando eram encontradas mulheres na administração de circos, é porque haviam ficado viúvas. Hoje, as mudanças acompanham as modificações na sociedade, que, aos poucos, busca largar o machismo e as desigualdades arraigadas na formação cultural do País.

“Algo que mostra isso é a ascensão da mulher como palhaça. Isso não acontecia nas décadas de 1950, 1960. O homem é quem podia ser palhaço”, aponta Inambê. “Hoje eu reconheço a mulher com uma muito visibilidade maior, administrando, sendo professoras de circo e assumindo papeis que antes falavam que não podia”.

SERVIÇO

Festival de Circo do Ceará

Quando: de 12 a 28 de agosto

Onde: Fortaleza, Aracati (Canoa Quebrada), Itapipoca, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Quixeré, Redenção, Itaitinga, Maranguape e Guaiuba.

Programação Gratuita

Outras informações: festivaldecircodoceara.com/

Abertura do evento

Espetáculo 1: Ao Divagar se Vai Longe e de Bicicleta, Mais Ainda…/ (Cia. UmPédeDois/RS)

Quando: Hoje, 12, às 17 horas

Onde: Praça do Ferreira – em frente ao Cineteatro São Luiz

 

Espetáculo 2: La Naturaleza Rota (Cia. Tuto Tul/Arg)

Horário: 19 horas

Onde: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro)

(Camila Holanda, O Povo)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s