casa
Casa foi construída nos anos 1950 (Foto: Foto: Divulgação/ Secult)

Foi aprovado nesta quinta-feira (22) o tombamento definitivo da Casa de Fausto Cabral (de 1950), localizada no Bairro Meireles, em Fortaleza. O local abriga atualmente o Museu da Imagem e do Som do Ceará (Mis-CE). O processo foi iniciado em julho de 2015, quando foi feita a abertura de estudos para ação. .

O tombamento foi aprovado pelo Conselho Estadual de Preservação de Patrimônio Cultural do Ceará (Coepa) em reunião com a Coordenadoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Cophac), que apresentou o espaço de forma integrada à história política do Ceará e ao Complexo das Memórias da ditadura civil militar (1964-1985). “Este é um desdobramento do protocolo de intenções assinado pelas secretarias de Cultura, Justiça e Educação, pela Coordenadoria de Direitos Humanos e pela Comissão Estadual de Anistia Wanda Sidou”, destacou Carolina Ruoso, coordenadora de patrimônio da Secult.

A Secretaria de Cultura (Secult) destacou os valores integrados ao local, ressaltando que a “casa-museu” é uma das poucas remanescentes no bairro e em suas adjacências. Além  de abrigar registros fotográficos e sonoros sobre a cidade.

História da casa
O prédio foi construído para ser residência da família do senador Fausto Cabral, onde foi utilizada para tal finalidade por 20 anos. Em 1963 passou a ser a residência oficial do governador do Estado. 1971 deixou de ser residência oficial do Governo do Estado e a casa passou a abrigar o Museu Histórico do Estado, que funcionou nesse endereço até 1990, quando passou a abrigar na casa a Coordenação do Patrimônio Histórico e Cultural do Estado – COPAHC. Antes de o Museu da Imagem e do Som do Ceará – MIS-CE passar a funcionar na casa, em 1996, foram realizadas no imóvel diversas atividades de formação do Instituto Dragão do Mar.

(G1 Ceará)

Anúncios