Aprovado tombamento definitivo da Casa de Fausto Cabral em Fortaleza

casa
Casa foi construída nos anos 1950 (Foto: Foto: Divulgação/ Secult)

Foi aprovado nesta quinta-feira (22) o tombamento definitivo da Casa de Fausto Cabral (de 1950), localizada no Bairro Meireles, em Fortaleza. O local abriga atualmente o Museu da Imagem e do Som do Ceará (Mis-CE). O processo foi iniciado em julho de 2015, quando foi feita a abertura de estudos para ação. .

O tombamento foi aprovado pelo Conselho Estadual de Preservação de Patrimônio Cultural do Ceará (Coepa) em reunião com a Coordenadoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Cophac), que apresentou o espaço de forma integrada à história política do Ceará e ao Complexo das Memórias da ditadura civil militar (1964-1985). “Este é um desdobramento do protocolo de intenções assinado pelas secretarias de Cultura, Justiça e Educação, pela Coordenadoria de Direitos Humanos e pela Comissão Estadual de Anistia Wanda Sidou”, destacou Carolina Ruoso, coordenadora de patrimônio da Secult.

A Secretaria de Cultura (Secult) destacou os valores integrados ao local, ressaltando que a “casa-museu” é uma das poucas remanescentes no bairro e em suas adjacências. Além  de abrigar registros fotográficos e sonoros sobre a cidade.

História da casa
O prédio foi construído para ser residência da família do senador Fausto Cabral, onde foi utilizada para tal finalidade por 20 anos. Em 1963 passou a ser a residência oficial do governador do Estado. 1971 deixou de ser residência oficial do Governo do Estado e a casa passou a abrigar o Museu Histórico do Estado, que funcionou nesse endereço até 1990, quando passou a abrigar na casa a Coordenação do Patrimônio Histórico e Cultural do Estado – COPAHC. Antes de o Museu da Imagem e do Som do Ceará – MIS-CE passar a funcionar na casa, em 1996, foram realizadas no imóvel diversas atividades de formação do Instituto Dragão do Mar.

(G1 Ceará)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s