2306va0311
A Focus Cia. de Dança traz a Fortaleza o espetáculo 3 Pontos, coreografia e direção Alex Neoral. A companhia vem ao ceará através do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 

Por Mariana Amorim, O Povo

A capital cearense mais uma vez abre as cortinas para a diversidade de ritmos. Do ballet clássico a dança contemporânea, o Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará (Fendafor) – que chega a sua 16° edição e integra o circuito nacional de mostras competitivas de dança – faz do evento um dos mais importantes do Norte e Nordeste. Durante dez dias, mais de 2.800 artistas de todo o País se apresentam em diversos equipamentos culturais da Cidade. A mostra competitiva começa hoje, à partir das 17 horas, no Theatro José de Alencar.

O Festival teve sua primeira edição em 2000, mas a ideia surgiu na década de 1990, por inciativa da bailarina cearense Janne Ruth. Nesta edição, o Fendafor tem como objetivo promover o debate sobre políticas públicas para a dança no Ceará. “O nosso Estado é considerado o terceiro polo de dança no País. Tem cearenses participando de grandes companhias no mundo todo e isso merece ser incentivado”, declara Janne Ruth em entrevista ao O POVO.

Além de apresentações, o Fendafor traz palestras, oficinas e cursos. Entre os convidados deste ano, o bailarino Sérgio Lobato, diretor artístico do ballet do Theatro Municipal, irá ministrar três aulas em duas academias da Cidade. A Capital também recebe Guivalde Almeida, curador e diretor da Companhia Brasileira de Danças Clássicas de São Paulo. Ao todo, serão ofertados 600 vagas em 17 cursos e duas residências. As aulas serão ministradas em academias de dança parceiras do evento, na Vila das Artes e no Cuca Jangurussu. “Queremos ocupar a Cidade com dança e com arte. O Festival é isso: mostrar que Fortaleza dança em todos os ritmos”, afirma Janne Ruth. “Temos palcos para o amador e para o profissional, de qualquer modalidade e categoria. É uma maneira de abrir novas oportunidades e novos horizontes”.

No jardim do TJA foi montado o Mercado da Dança. O espaço terá apresentações diárias a partir das 15 horas. No fim da tarde, às 17 horas, o palco do Theatro será aberto para receber a mostra competitiva, com mais de 400 apresentações. Para os finalistas, a premiação pode variar entre bolsas de estudo em escolas nacionais e internacionais, prêmios em dinheiro e passagens aéreas para o Festival Internacional do Conselho Brasileiro de Dança, realizado anualmente no Rio de Janeiro.

Cerca de 80% das atividades oferecidas pelo Fendafor são gratuitas – somente para a mostra competitiva será cobrado ingresso. A proposta é atingir o maior número de bailarinos em todas as modalidades. “O festival também é conhecido como um dos maiores formadores de profissionais na região e nós queremos isso. É uma oportunidade trocar conhecimento”, completa Jane Ruth.

Abertura e homenagens

Apesar das atividades começarem hoje, a abertura oficial do evento só ocorre na noite da próxima quarta-feira, 29, no TJA. Durante a cerimônia, será entregue o Troféu Fendafor de Responsabilidade Cultural. Este ano, os homenageados serão o coreógrafo Sandro Borel, o bailarino e maquiador Davi Alenquer e o coreógrafo Alex Neoral, diretor da Focus Cia de Dança.

Dança itinerante

Desde 2007, o Fendafor leva suas atividades para o interior. Na última edição, cerca de 400 bailarinos percorreram a região do Cariri e as serras de Guaramiranga e Ibiapaba reunindo um público de 3000 espectadores durante cinco dias de apresentações. O cronograma para a edição deste ano ainda não foi defino. Porém, a organização afirma que a mostra itinerante deverá ocorrer até o fim do próximo semestre.

SERVIÇO

Mostra Competitiva – Fendafor 2016

Quando: abertura hoje, 23, às 17 horas

Onde: Theatro José de Alencar (R. Liberato Barroso, 525 – Centro)

Quanto: R$30 (inteira) e R$15 (meia)

Telefone:3101 2583

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s