DICAS DE VIAGEM: JERICOACOARA, DELTA DO PARNAÍBA E LENÇÓIS MARANHENSES

Formado pelos estados do Ceará, Maranhão e Piauí, roteiro é conhecido como Rota das Emoções
Fortaleza está entre os destinos imperdíveis da Rota das Emoções
Fortaleza está entre os destinos imperdíveis da Rota das Emoções

Para quem está à procura de uma viagem cheia de emoção, belas paisagens e lugares espetaculares, a Rota das Emoções precisa estar entre os planos para as próximas férias. Formado pelos estados do Ceará, Maranhão e Piauí, o roteiro inclui Jericoacoara, Fortaleza,Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.

Em mais de mil quilômetros de paisagens, os viajantes passam por 14 cidades: Araioses, Barreirinhas, Paulino Neves, Santo Amaro e Tutóia, no Maranhão; Jijoca de Jericoacoara, Barroquinha, Camocim, Chaval e Cruz, no Ceará; e Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luis Correia e Parnaíba, no Piauí.

A viagem é perfeita para os amantes de ecoturismo, já que todos os destinos ficam localizados em reservas ambientais. Os passeios, então, acontecem através de um contato direto com a natureza e prezam pela sustentabilidade. Piscinais naturais, praias perfeitas para a prática de diversos esportes e riachos de água doce esperam por você na Rota das Emoções.

E aí, preparado para se jogar nesta aventura? Confira as dicas a seguir!

 

Em mais de mil quilômetros de paisagens, os viajantes passam por 14 cidades
Em mais de mil quilômetros de paisagens, os viajantes passam por 14 cidades

Como chegar?

Sua primeira parada será no estado do Maranhão. Sendo assim, você pode optar entre avião, carro ou ônibus. No caso do transporte aéreo, existem voos diárias que partem das principais capitais do Brasil. De carro, o acesso é feito pela BR-135. Já para quem preferir ir de ônibus, as empresas São Geraldo/Gontijo, Itapemirim e Guanabara oferecem saídas das principais capitais do país quase todos os dias.

 

 

Refúgio Hostel Fortaleza é uma boa opção de hospedagem no Ceará
Refúgio Hostel Fortaleza é uma boa opção de hospedagem no Ceará

Onde ficar?

Como você estará mudando de estado e cidade com bastante frequência, vai precisar se hospedar em diferentes lugares. Por isso, a dica é optar por ficar em albergues. Além de mais baratas, estas propriedades proporcionam um clima familiar e são mais fáceis de se hospedar em cima da hora. Sendo assim, você não precisa fazer reservas com antecedência. Veja, abaixo, algumas opções destes estabelecimentos:

Refúgio Hostel Fortaleza (Ceará) – Decorado em estilo moderno e colorido, o hostel oferece W-iFi gratuito, churrasqueira, recepção 24 horas e jardim. As acomodações podem ser dormitórios compartilhados ou quartos privativos. O buffet de café da manhã é servido diariamente na sala de refeições e inclui uma variedade de frutas da estação, pães, frios e bebidas quentes e frias.

Hostel Solar das Pedras (Maranhão) -O hostel fica situado em um casarão do século 19. Os quartos oferecem ventilador e um armário grande. Nas áreas comuns, banheiros e uma cozinha estão à disposição dos hóspedes.

 

Você vai degustar pratos regionais e frutos do mar deliciosos
Você vai degustar pratos regionais e frutos do mar deliciosos

Onde comer?

Como você vai estar pelas regiões Norte e Nordeste, frutos do mar certamente vão fazer parte de muitas das refeições que você vai degustar ao longo da viagem. Os pratos regionais também precisam estar inclusos, afinal, nada como provar comidas típicas da região. Para economizar opte pelos restaurantes simples que, em sua maioria, são os que servem a comida mais caseira e deliciosa. A maioria das pensões, pousadas e hotéis oferecem serviço de restaurante para hóspedes e visitantes, o que também é uma boa alternativa.

 

Os Lençóis Maranhenses são um espetáculo imperdível de dunas
Os Lençóis Maranhenses são um espetáculo imperdível de dunas

O que fazer?

Lençóis Maranhenses – Espetáculo imperdível de dunas, o cenário dos Lençóis Maranhenses parece não ter fim. Além de admirar uma das paisagens mais belas do território nacional, você vai poder fazer atividades como passeios de quadriciclo, de barco, de 4X34 e até voos panorâmicos.

São Luís – A cidade oferece atrações que misturam construções coloniais, gastronomia deliciosa, praias belíssimas e tradições folclóricas. É por lá também que se encontram alguns dos melhores lugares para dançar e ouvir reggae, o ritmo jamaicano que foi incorporado pelos maranhenses. Aproveite sua passagem pela região para se encantar por São Luís.

Barreirinhas – Porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é de Barreirinhas que saem os passeios para o rio Preguiça e as piscinas naturais cercadas por dunas. Aproveite a passagem pelo município do Maranhão para conhecer vilarejos pacatos da região, como Atins e Caburé, além do imponente Farol de Mandacaru, de onde vai ter uma visão privilegiada para os riachos.

 

Jijoca de Jericoacoara é o principal cartão-postal do lado cearense da Rota das Emoções
Jijoca de Jericoacoara é o principal cartão-postal do lado cearense da Rota das Emoções

Jijoca de Jericoacoara – Principal cartão-postal do lado cearense da Rota das Emoções, a cidade abriga o deslumbrante Parque Nacional de Jericoacara. Composto por praias de águas límpidas, falésias, dunas, manguezais e uma vegetação praticamente intocada, o lugar é fascinante. Os pontos mais famosos da região são a Duna do Pôr do Sol e a Pedra Furada – uma belíssima formação rochosa à beira-mar. Jeri é um dos melhores loais para a prática de esportes náuticos como o kitesurf e o windsurf.

Delta do Parnaíba – Situado na divisa dos estados do Piauí e do Maranhão, o Delta do Parnaíba é formado por manguezais, lagoas naturais, dunas e natureza virgem. O único delta em mar aberto das Américas engloba mais de 70 ilhas fluviais e cinco braços do rio Parnaíba, formando um dos cenários mais incomuns do mundo. O local abriga piscinas naturais cercadas por dunas, rios, mangues e lagoas. Para chegar lá, a melhor opção é pegar as embarcações que saem do Porto dos Tatus, a cerca de 20 minutos do município de Parnaíba, no Piauí.

Fortaleza – Em sua passagem por Fortaleza não deixe de explorar as belezas naturais do lugar. A praia do Futuro, por exemplo, é a preferida dos banhistas, especialmente nos finais de semana. Com 25 quilômetros de extensão, os visitantes podem desfrutar de uma ótima infraestrutura que conta com barracas, restaurantes, casas de show, banheiros, duchas e playgrounds. Já no Museu da Cachaça estão expostos documentos, mapas, fotos, maquinários originais, garrafas antigas, moendas e outras curiosidades sobre a história da aguardente.

Link: http://www.pureviagem.com.br/noticia/dicas-de-viagem-jericoacoara-delta-do-parnaiba-e-lencois-maranhenses_a18528/1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s