Francisco supera José como nome de homem mais popular entre cearenses

francisco-nome-masculino-desenho-tatuagem-9

Assim como ocorre em todo o Brasil, Maria é o nome mais comum do Ceará, com ampla vantagem sobre o segundo lugar. Mas, enquanto no País José é o nome mais usual entre homens, no Estado, ele é desbancado por Francisco.

O nome do atual papa desbanca o do santo padroeiro do Ceará nas preferências. Desde a década passada, porém, ganham destaque também Ana, Pedro, Gabriel e Vitória.

A partir de informações do Censo 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem levantamento inédito sobre os nomes mais frequentes entre a população brasileira. Foram listados 63.456 nomes masculinos e 72.814 femininos.

O IBGE identificou 11,7 milhões de pessoas chamadas Maria. No Ceará estão 967.042. No País, José aparece em segundo, com 5,7 milhões de pessoas. Francisco é o sexto, atrás de João e Antônio entre os nomes masculinos. Porém, no Estado o quadro se inverte. Com 520,2 mil pessoas, os carinhosamente conhecidos como “Chicos” só perdem em quantidade para as Marias.

Maria, José e Francisco estão nos três primeiros lugares entre os cearenses nascidos desde antes de 1930 até o fim do século XX. Entre os nascidos até a década de 1950, José prevalecia sobre Francisco. Das décadas de 1960 até 1980, Francisco passou à frente. Entre os nascidos na década de 1990, Francisco chega a ficar à frente de Maria.

Na década de 2000, porém, Ana despontou e apareceu atrás apenas de Maria no Estado. Francisco veio a seguir. José ficou em quinto, atrás de João — outro nome a ganhar popularidade na última década.

Entre os nascidos na década de 2000, Gabriel, Vitória, Mateus, Letícia, Davi e Gustavo apareceram pela primeira vez na lista dos 20 mais comuns no Ceará. Pedro, que era 11º, passou a ser o sétimo. Lucas passou de 18º para 11º.

Já Fátima é nome comum entre as nascidas na década de 1950, mas que se tornou menos comum. O mesmo ocorreu com Manoel, moda entre os nascidos
antes de 1930.

Multimídia

Confira quão comum é seu nome na sua cidade, estado e no Brasil e veja se ele está em alta ou baixa

http://bit.ly/pesquisanomes

Fala Cidadã

Maria Vitória Alves de Freitas, 30, atriz

Filha de um Francisco e de uma Maria, Maria Vitória leva com ela o nome feminino mais comum e um dos que mais tem sido dado às meninas do Ceará na última década. Para o filho de apenas um mês e meio, a escolha do nome versa sobre a virtude que ela considera mais importante. “Francisco para mim é simplicidade”.

(O Povo)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s