As 10 cidades mais caras (e as mais baratas) para se viver

cingapura1
Cingapura é a cidade mais cara para se viver e viajar do mundo

Quem leva em consideração, na hora de escolher um destino de viagem, o custo local com comida, bebida, transporte e lazer precisa ler com atenção os resultados da pesquisa “Custo de Vida em Todo o Mundo 2016” (2016 Worldwide Cost of Living), divulgada na semana passada pela revista britânica The Economist. Nova York,Genebra, Hong Kong, Paris e Londres estão no top 10, mas o título de cidade mais cara do mundo é de Cingapura, segundo o estudo da The Economist Intelligence Unit (EIU), braço de pesquisas da publicação inglesa. A cidade-estado asiática, inclusive, lidera o ranking pelo terceiro ano consecutivo.

E, se você não quiser gastar muito durante um tour, pense duas vezes em ir para a Suíça,pois duas cidades do país europeu, Zurique e Genebra, aparecem na segunda e quartas colocações no levantamento. Hong Kong ficou na terceira posição como cidade com custo de vida mais caro. Paris, Londres, Nova York e Copenhague ficaram, respectivamente, em quinto, sexto, sétimo e oitavo lugares. O top 10 é completado por Seul e Los Angeles, respectivamente.

A pesquisa “Custo de Vida em Todo o Mundo 2016″ é realizada duas vezes por ano. O levantamento da EIU, feito em 133 cidades ao redor do planeta, compara mais de 400 preços de produtos e serviços, tendo como referência o custo de vida em Nova York. Entre eles, estão comida, bebida, roupas, utensílios domésticos, itens de higiene pessoal, aluguéis de casa, transporte, contas de serviços públicos, escolas particulares, serviços domésticos e gastos com lazer.

SP e Rio

A desvalorização do real reduziu o custo de vida, para padrões internacionais, em São Paulo e no Rio de Janeiro, embora os preços continuem altos para os moradores e brasileiros que visitam os destinos, de acordo com o levantamento. A capital paulista foi a cidade que mais caiu no ranking mundial dos locais mais caros para se viver em 2016, publicado pela EIU. Em relação ao ano passado, São Paulo caiu do 50.º para o 107.º lugar. O Rio de Janeiro perdeu 52 posições, e agora ocupa a 113.ª posição na lista.

Ao olhar para as cidades mais caras por categoria, é interessante notar que os destinos asiáticos, de acordo com o levantamento, tendem a ter custo mais elevado para compras em geral de supermercado. As cidades europeias, por outro lado, tendem a ser mais caras nos quesitos lazer e entretenimento, em especial Zurique e Genebra.

Mais acessíveis

Por outro lado, quem quiser economizar deve viajar para a Índia. Segundo o estudo da EIU, 4 das 10 cidades com custo de vida mais baixo estão no país asiático.  Dos 133 destinos avaliados, a capital da ZâmbiaLusaka, foi apontada com a mais barata. Na sequência, respectivamente, apareceram como mais acessíveis: Bangalore (Índia), Mumbai, Índia), Karachi (Paquistão), Chennai (Índia), Argel (Argélia), Almaty (Cazaquistão), Nova Déli (Índia), Damasco (Síria) e Caracas (Venezuela). No caso da capital venezuelana, a consultoria ressalta que o levantamento não consegue ser totalmente preciso por conta do controle de preços e os valores praticados no mercado negro por conta do desabastecimento generalizado de produtos no país.

 

RANKINGS

As 10 cidades mais caras para se viver e viajar no mundo:

1.ª – Cingapura

2.ª – Zurique (Suíça)

3.ª – Hong Kong (China)

4.ª – Genebra (Suíça)

5.ª – Paris (França)

6.ª – Londres (Inglaterra)

7.ª – Nova York (EUA)

8.ª – Copenhague (Dinamarca)

9.ª – Seul (Coreia do Sul)

10.ª – Los Angeles (EUA)

 

As 10 cidades mais baratas para se viver e viajar no mundo:

124.ª – Caracas (Venezuela)

125.ª – Damasco (Síria)

126.ª – Nova Déli (Índia)

127.ª – Almaty (Cazaquistão)

128.ª – Argel (Argélia)

129.ª – Chennai (Índia)

130.ª – Karachi (Paquistão)

131.ª – Mumbai (Índia)

132.ª – Bangalore (Índia)

133.ª – Lusaka (Zâmbia)

(Gazeta do Povo Online)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s