Um estudo divulgado na última quinta-feira (10) na Conferência Europeia de Câncer de Mama mostrou que um novo tratamento que usa a combinação de remédios obteve impressionantes resultados ao eliminar ou encolher tumores nas mamas em apenas 11 dias.

A pesquisa foi feita pela Universidade de Manchester, no Reino Unido, com 257 mulheres com a doença. Os medicamentos utilizados foram o trastuzumab e o lapatinib, que são administrados antes da cirurgia de remoção do HER2 positivo, um dos tipos mais agressivos do tumor.

Reprodução
Reprodução

Elas foram divididas em três grupos. O de controle não tomou nenhuma das substâncias. O segundo grupo recebeu o trastuzumab e o terceiro recebeu uma combinação de trastuzumab com o lapatinib. Do último grupo, 87% dos casos demostrou redução das células cancerosas. A combinação reduziu significativamente 28% dos casos. Em 11% o tumor desapareceu completamente.

“Tumores sólidos desaparecerem em 11 dias é uma coisa desconhecida. Esses resultados são inacreditáveis de tão bons”, disse o professor Nigel Bundred, chefe da pesquisa, ao jornal britânico “Telegraph”. Apesar de os resultados serem positivos, os profissionais afirmam que mais estudos são necessários.

(Com informações de Catraca Livre)
Anúncios