Uber avalia chegar a Fortaleza neste ano

File illustration picture showing the logo of car-sharing service app Uber on a smartphone next to the picture of an official German taxi sign

Por Anderson Cid, O Povo Online

O Uber, aplicativo para solicitação de corridas, avalia chegar a Fortaleza ainda em 2016, conforme informou a empresa por meio de nota enviada ao O POVO, sem especificar prazos. O serviço começou a ser operado no Nordeste na semana passada, por Recife, com promessa de tarifas até 40% mais baratas que as de táxi.

Na capital pernambucana,,0 a plataforma usada é a Uber X, que oferece opções de modelos de carros populares, o que possibilita que a corrida fique mais barata. A chamada, nesse caso, custa R$ 2,50, com o quilômetro saindo por R$ 1,15 e o minuto a R$ 0,17. Os preços são menores do que os dos táxis tradicionais na capital pernambucana, onde a bandeira sai por R$ 4,75 e o quilômetro por R$ 2,31 (bandeira 1) ou R$ 2,79 (bandeira 2).

 

No Brasil, o Uber atua em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Campinas, Goiânia e, agora, Recife. O serviço chegou ao País em 2014, junto com a Copa do Mundo, quando começou a ser usado no Rio de Janeiro. Segundo a companhia, a escolha das cidades para onde expande seus serviços inclui buscar talentos e compartilhar informações com cidadãos interessados no serviço.

 

 

Leonardo de Paula, servidor público, mora no Rio de Janeiro e sempre dá preferência aos motoristas do Uber, deixando os táxis como segunda opção. Ele conta que quando o aplicativo chegou ao Brasil, na época da Copa do Mundo, os preços eram consideravelmente maiores, até mesmo mais elevados que os dos táxis. No entanto, com o passar do tempo, eles ficaram mais baixos, o que o fez passar a usar mais o serviço. Segundo Leonardo, é possível notar também que os motoristas do Uber costumam ser mais educados do que os taxistas.

Uber x taxistas

Vicente de Paula Oliveira, presidente do Sindicato dos Taxistas de Fortaleza (Sinditaxis), afirma que é a favor do funcionamento dos aplicativos de táxis desde que eles sejam regularizados, o que não é o caso do Uber. É o caso, por exemplo, de empresas como o Easy Taxi e o 99Taxis.

Em setembro do ano passado, o Sinditaxis realizou um protesto contra os táxis clandestinos e o Uber, já se antecipando a sua chegada. A manifestação, que percorreu as avenidas Aguanambi e Antônio Sales, pedia a votação de um projeto de lei que aumenta a multa para motoristas de táxis clandestinos na capital.

Em âmbito mundial, o Uber causa discussões por onde passa. Isso porque, segundo os opositores do aplicativo, a falta de regulamentação e os preços menores fazem dele uma concorrência desleal aos taxistas.

No Brasil, o Uber chegou a ser proibido em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Entretanto, na capital paulista, uma decisão da Justiça proibiu a Prefeitura de “praticar quaisquer atos ou medidas restritivas” que impossibilitem o trabalho dos motoristas do Uber. No Rio, a votação do projeto que proíbe a atuação da empresa foi adiada. Em Brasília, a lei que proibiria o Uber foi vetada pelo governador Rodrigo Rollemberg, mas o serviço passou a ser regulamentado.

Os contrários ao aplicativo citam a Lei N° 12.468, que regulamenta a profissão de taxista, segundo a qual o transporte público individual remunerado de passageiros é exclusivo dos motoristas de táxis.

Resposta

O Uber, no entanto, argumenta que não é um aplicativo de táxis clandestinos ou de carona paga, e sim uma empresa de tecnologia que possibilita que motoristas particulares encontrem seus clientes através do app. Além disso, defende que o serviço que oferece não é de transporte público, e sim privado, não estando, assim, na ilegalidade.

NÚMEROS

700 mil

usuários foi o número que o Uber atingiu em dezembro de 2015

361

é o número de cidades que o aplicativo Uber atua

Saiba mais

SERVIÇOS DO UBER NO BRASIL

Uber BLACK: Oferece serviço de motorista com carro sedã na cor preta. Os modelos mais usuais são Toyota Corolla, Ford Fusion, Volkswagen e Jetta.

Uber X: Serviço de motorista com carros populares, possibilitando que o preço seja menor.

Uber BIKE (apenas em São Paulo): Disponibilidade de carros com rack para transporte de até duas bicicletas.

 

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