20151226080028_1653_capa
Foto: Reprodução

Apesar das chuvas que têm banhado o Ceará no início de 2016, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) alerta que o Estado deve enfrentar mais um ano de seca. No próximo trimestre, entre março e maio, a probabilidade de o Estado ter chuvas na categoria abaixo da média é de 70%. O prognóstico foi apresentado nesta terça-feira (23), em Fortaleza.

As chances de haver precipitações em torno da média histórica é de 25%, enquanto a probabilidade de chover acima da média é de 5%. No balanço divulgado em janeiro de 2016, a Funceme estipulou 65% de chance de ter chuva abaixo da média, os mesmos 25% para a categoria em torno da média e 10% na categoria acima da média.

De acordo com o presidente do órgão, Eduardo Sávio Martins, o balanço negativo serve como alerta para as autoridades e para a população de que é preciso economizar água para a possibilidade de período mais crítico. A persistência da seca no Ceará está relacionada a atuação do fenômeno meteorológico El Niño, que traz impactos negativos no regime de chuvas do Estado principalmente nos meses de abril e maio.

(Rádio Verdinha)

Anúncios