Bradesco se utiliza de Tropa de Elite para pressionar funcionários

tropa_400

O Bradesco, durante reunião anual de gerentes com o presidente do banco, encontrou uma forma “diferente” para motivar os trabalhadores. Em palestra, com formato de talk show, os entrevistados foram o ex-capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro (Bope) Paulo Storani e Diógenes Lucca, um dos fundadores do Grupo de Ações Táticas Especiais da PM de São Paulo (Gate).

Acontece que a mensagem não agradou os bancários. Muitos relataram que o conteúdo foi pesado e ofensivo. O Bradesco se utilizou do pretexto de que os gerentes seriam sua “tropa de elite” para convidar os palestrantes. Os relatos denunciam que o banco, com este tipo de discurso, entregou aos trabalhadores uma “granada sem pino” que não poderiam deixar cair.

Como se não bastasse esta situação, um dos vice-presidentes do Bradesco exibiu trecho do filme O Regresso, no qual o protagonista, interpretado por Leonardo Di Caprio, luta com um urso. A interpretação dos trabalhadores foi a mesma: que a ideia do banco é que estejam sempre no ataque, mesmo com as condições de trabalho adversas que têm que enfrentar todos os dias.

Números de elite

O resultado do Bradesco em 2015 é algo “de cinema”. O banco fechou o ano com lucro de R$ 17,873 bilhões. Mesmo assim, cortou 2.659 vagas, encerrando 2015 com 92.861 empregados, 2.659 a menos que em 2014.

O lucro líquido por empregado subiu 19,7% e a receita de tarifas por funcionário 10,7%. Já o número de clientes por empregado subiu 5,1%, de 637 em 2014 para 670 em 2015. No mesmo período foram fechadas 152 agências, o que representa uma redução de 3,26%.

Isso significa que o Bradesco tem ganhado cada vez mais com cada vez menos empregados, o que só pode ser feito através de pressões, metas abusivas e sobrecarga de trabalho nas unidades. Os trabalhadores cobram que o banco realmente valorize a sua “tropa de elite”, melhorando salários, condições de trabalho e contratando mais bancários.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários de BH e Região com Seeb-SP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s