Primeiro ambulatório do Norte destinado ao público LGBT muda a vida de transexuais

O ano de 2015 foi decisivo para o estudante Brayan Muniz, 18 anos. Nascido com o sexo feminino, aos sete anos ele começou a apresentar os primeiros sinais de mudança de identidade de gênero. Em frente a um espelho, Bárbara (seu nome de nascimento) ensaiava trejeitos masculinos usando roupas do irmão e se auto nomeava “Johanatan”.

Hoje, ao se olhar nesse espelho, ele diz que finalmente consegue reconhecer a imagem de si mesmo. Assim como Brayan, centenas de transexuais no Estado passaram a se ver com mais propriedade, respeito e cidadania graças ao apoio oferecido pelo primeiro Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais do Pará, destinado ao público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), inaugurado em outubro do ano passado.

Na foto, a professora Alfonsina Araújo, 30 anos
Na foto, a professora Alfonsina Araújo, 30 anos

Na foto, a professora Alfonsina Araújo, 30 anos (foto), que vinha apresentando um quadro de melancolia e solidão em meio ao processo de mudança de gênero. Em quatro meses, o ambulatório já fez 147 atendimentos. A pessoa tem o acompanhamento de uma equipe de profissionais, entre psicólogos, endocrinologistas, fonoaudiólogos e nutricionistas, que lhe auxiliam no processo de transição da sexualidade.

No ambulatório, a pessoa faz todos os exames pra saber qual o nível dos hormônios no seu corpo e passa a ter a orientação pra mudança de identidade de gênero de forma responsável e gradual. Desde que conheceu o ambulatório, Brayan pôde enfim se aceitar como um menino e priorizou a saúde. “Antes, eu não costumava ir ao médico, com medo do preconceito e não tomava hormônios porque não sabia como proceder. Agora, através do ambulatório, tenho toda a orientação que preciso”, contou Brayan.

(Jornal do Brasil)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s