Invasão do forró: Gênero popular no Nordeste conquista espaço no Brasil

cats4

Assim como aconteceu há alguns anos, o forró voltou a ter espaço no mercado musical brasileiro. Mas não é o forró tradicional consagrado por Luiz Gonzaga e Dominguinhos nem a vertente universitária que revelou Falamansa e Rastapé. É o forró eletrônico, que já havia sido apresentado ao país por bandas como Mastruz com Leite e Magníficos, e agora consagra como sucesso nomes como Aviões do Forró, Wesley Safadão e as irmãs Simone e Simaria.

A mais nova corrente de destaque do forró eletrônico surgiu no início dos anos 2000 representada por grupos como Aviões do Forró, composto por Xand e Solange, e Garota Safada, hoje mantido com a alcunha apenas do vocalista Wesley Safadão. As duas bandas fazem parte da vertente que foi criada em 1990 e recebeu influência de outros estilos: sertanejo, brega e axé music. “Sua característica principal é a linguagem estilizada, eletrizante e visual, com maior destaque para o órgão eletrônico, que aparentemente substituiu a sanfona”, comenta o autor Expedito Leandro Silva em sua obra, o livro Forró no asfalto: Mercado e identidade sociocultural(2003).

Para Xand, vocalista do Aviões do Forró, a modernização do ritmo contribuiu para o gênero ganhar espaço e ultrapassar as fronteiras do Nordeste, região natal e onde o estilo é fenômeno desde a década de 1940. “A mudança de linguagem foi a peça-chave para o forró chegar onde chegou. Antigamente, só se falava de seca e fome. Hoje, as letras falam de coisas do cotidiano”, explica o cantor. “O forró eletrônico ganhou uma nova roupagem. Se antes era apenas triângulo, sanfona e zabumba, hoje possui uma parafernália, com bateria, percussão e metais”, completa Solange. Mudanças que também ocorreram com o sertanejo — outro grande fenômeno da música brasileira — ao enveredar para os estilos romântico e universitário.

Natural de Fortaleza, a banda Aviões do Forró tem 14 anos de carreira, e no início revela que sentia um certo preconceito quando saía do Nordeste. “Algumas pessoas olhavam atravessado. As coisas mudaram quando a nossa música Coração começou a fazer sucesso no Brasil inteiro, atingindo todas as classes sociais”, afirma Xand. O hit de 2004 fez com que o grupo desse um passo para conquistar lugar no mercado, com mais faixas em rádios, participações em programas de televisão e agenda de shows por todo o país. “Há muito tempo, o forró deixou de ser um ritmo tipicamente nordestino para ganhar quase todas as praças. Ele conquistou o respeito que sempre mereceu desde os tempos de Luiz Gonzaga”, defende Solange.

Representantes

Se Solange e Xand já tinham visto o Aviões do Forró se destacar em meados dos anos 2000, Wesley Safadão teve que esperar mais tempo para que o Brasil abraçasse de vez o Garota Safada, criado em 2003. O sucesso nacional veio no ano passado. Hoje, o cantor é um dos maiores fenômenos do país, com recorde de público na maioria de suas apresentações e acumulando hits no topo das paradas, até aqueles em que ele apenas faz participação, comoAquele 1% e Você merece cachê, faixas originalmente dos sertanejos Marcos & Belutti e Israel Novaes. “O forró, muito embora seja respeitado no Brasil, não tinha tanta popularidade. O que acontecia é que o Norte e Nordeste nos recebiam muito bem. Até viajávamos para São Paulo ou Rio de Janeiro, mas não íamos a outros lugares do Sul e Sudeste, por exemplo”, afirma Safadão.

Não ia, porque agora vai. No fim de janeiro, Safadão comemorou a apresentação no festival Planeta Atlântica, no Rio Grande do Sul. “Só Deus sabe o tamanho da minha alegria neste momento. Sabe aquele sonho que parecia impossível? Pois é, nós conseguimos. Cantar forró no RS e logo no Planeta, que eu só conhecia pela televisão, deixou tudo mais lindo”, escreveu o artista nas redes sociais celebrando a boa repercussão de sua carreira na Região Sul.

(Adriana Izel, via Correio Brasiliense)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s