Encontro do PT em Fortaleza reforça proposta de candidatura própria.

3101dom0220

A Conferência Eleitoral do PT Ceará, realizada neste sábado, 30, no Hotel Praia Centro, reforçou a tese de candidatura própria em Fortaleza em 2016. Após discursos enfáticos pela união partidária e pelo lançamento de candidaturas em maior número possível no Estado, o PT deu início oficialmente aos acertos eleitorais.

Na Capital, o partido tenta se equilibrar entre o interesse da militância em ter candidato próprio e do governador Camilo Santana (PT) em apoiar o prefeito Roberto Cláudio (PDT). Apesar de aliado do chefe do Executivo, o atual prefeito derrotou o PT nas eleições municipais de 2012.

O deputado federal José Guimarães (PT) foi um dos principais nomes da sigla a defender a candidatura em Fortaleza. Ele pediu que fossem evitadas disputas internas dentro do PT e pontuou que a coalizão partidária não pode interferir nos interesses do partido.

“Assim como é legítimo o PDT, o PSD, terem candidatura em outras cidades, também é legítimo o PT de Fortaleza querer ter seu candidato”, defendeu Guimarães.

O governador não participou do evento, segundo o deputado, devido ao aniversário da primeira-dama, Onélia Leite. Em recado à militância, Camilo reafirmou apoio ao PT nas disputas eleitorais.

Ajustes

A ex-prefeita da Capital e deputada federal, Luizianne Lins (PT), um dos nomes mais cotados para disputar o pleito, reafirmou a defesa pela candidatura própria. “Estamos aqui para evitar que oportunistas venham para o nosso partido só para nos usar e ganhar eleições”, disse, em discurso para os militantes.

A Conferência Eleitoral dá início oficialmente aos ajustes do partido para 2016. As próximas discussões devem definir alianças partidárias e nomes que devem encabeçar os pleitos. Em Fortaleza, o próximo passo deve ser o diálogo com o governador Camilo Santana para orientar os acertos nos municípios, principalmente em Fortaleza. (Jéssica Welma – jessicawelma@opovo.com.br)

O POVO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s