Metrô vai dar passe livre para travestis e transexuais em Madri

metro-madrid-810x442

O metrô da cidade de Madri, na Espanha, anunciou que vai dar passes gratuitos de metrô para passageiras e passageiros trans, conforme noticiou a BBC.

A iniciativa é inédita e deve começar com 38 passagens anuais gratuitas a serem distribuidas. Se trata de um experimento social, ousado e corajoso, focado em uma parcela extremamente vulnerável e excluída da população. O objetivo é integrar pessoas trans ao cotidiano dos cidadãos, incentivando o convívio com a diferença e garantindo a todos o direito universal de ir e vir em segurança.

Um comunicado no site do metrô de Madrid, confirmou: “O metrô de Madrid considera prioritária a luta contra qualquer tipo de preconceito e discriminação.” A repercussão em geral tem sido positiva, ainda que a medida, como era de se esperar, tenha suscitado um grande debate nas redes sociais e dividido opiniões, mesmo entre a comunidade LGBT.

De qualquer maneira, a notícia vem em boa hora e é vista como uma resposta pública aos diversos crimes de ódio contra a população LGBT, noticiados na cidade de Madri, que incluíram o recente abuso sexual a uma transexual deixada desacordada.

Vale lembrar que, enquanto isso, o Brasil continua sendo o país número 1 do mundo no ranking de assassinatos a travestis e transexuais. Em uma série do Põe Na Roda, a funcionária pública, Sammy Larrat, falou exatamente sobre como é difícil ser uma pessoa trans e realizar afazeres simples, como por exemplo, pegar transporte público no Brasil, sendo alvo de xingamentos e olhares preconceituosos da sociedade que no geral “só permite ao transexual trabalhar apenas no horário das 10 da noite as 5 da manhã na rua”:

A cidade de Madrid não é a primeira cidade do mundo a realizar políticas públicas de inclusão à população trans. Tel Aviv, em Israel também possui programas voltados para estas pessoas. Inclusive, entrevistamos no vídeo abaixo, a Shlomit, uma travesti que vive por lá e trabalha tranquilamente como taxista, algo ainda inimaginável em terras tupiniquins.

Via http://www.superpride.com.br/2016/01/metro-vai-dar-passe-livre-para-travestis-e-transexuais-em-madri.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s