Alunos de Fortaleza já podem pedir carteira estudantil 2016

carteira-de-estudante

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) iniciou nesta segunda-feira (25) o processo de solicitação das carteiras estudantis 2016. O pedido é realizado em três fases: solicitação, entrega da documentação e cadastro da biometria facial. Os alunos que já efetuaram a biometria facial nos anos anteriores não precisarão repetir o procedimento.

Os estudantes podem solicitar em suas próprias instituições de ensino (escolas ou faculdades) ou no site das entidades estudantis. Os documentos necessários para alunos da rede pública e particular são identidade, declaração de matrícula e comprovante de endereço.

Os valores para solicitação na rede particular variam entre R$ 20,00 a R$ 25,00. O boleto pode ser impresso pela internet e pago nas casas lotéricas. Após os pedidos, os alunos devem aguardar a entrega das carteiras de estudante nas próprias instituições de ensino ou nos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), no caso das universidades públicas.

“A entrega dos documentos da primeira remessa está prevista para iniciar já no mês de fevereiro. Alertamos para que os alunos façam o procedimento com antecedência e tudo correrá bem, diz Antonio Ferreira, presidente da Etufor.

Os alunos veteranos da rede particular que continuarem na mesma instituição podem imprimir o boleto na internet e aguardar a chegada do documento na instituição de ensino. Caso tenham mudado de instituição, mas continuam na escola particular, é preciso solicitar a confirmação da matrícula para que os dados sejam atualizados e imprimir o boleto com a instituição atualizada.

A carteira dos alunos das escolas públicas será solicitada pela Direção da instituição e se responsabilizar para fazer a solicitação da gratuidade. Os alunos da UECE, UFC e IFCE devem dirigir-se à sede da Etufor com as declarações do semestre vigente, documento de identidade e o formulário de solicitação do site da Etufor.

Pedido na sede Etufor
Os alunos que nunca tiveram carteira de estudante precisam realizar a solicitação na sede da Etufor. Os demais alunos podem fazer a solicitação na própria instituição de ensino, no site das entidades estudantis e realizar o cadastro da biometria, portando documento com foto, nos seguintes locais: terminais de integração, praças Coração de Jesus e José de Alencar e nas sedes do Sindiônibus e Etufor, além da unidade do Vapt Vupt, em Messejana.

Bilhete Único
Além de garantir a meia passagem no transporte coletivo e a meia cultural, a identidade estudantil possui a função do Bilhete Único, permitindo fazer a integração pagando a mesma passagem no intervalo de duas horas.

Outra vantagem é a utilização gratuita do sistema de bicicletas compartilhadas. Os estudantes podem fazer a liberação das bicicletas de forma gratuita, sendo necessária apenas a realização do cadastro padrão para utilização do serviço no site.

(G1 Ceará)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s