A artista francesa Orlan, que utiliza o próprio corpo para fazer arte, vai processar Lady Gaga por apropriação indevida do seu universo criativo. De acordo com o jornal El País, a francesa já entrou com processo para pedir indenização de 29 milhões de euros por plágio.

As acusações começaram em 2013, quando Orlan garantiu que Gaga teria utilizado suas obras para construir a imagem gráfica do clipe da música Born This Way.

(Foto: Reprodução)

As semelhanças foram apontadas nas redes sociais e pela crítica, mas Lady Gaga desmentiu conhecer Orlan. Essa não é a primeira vez que Gaga recebe acusações de plágio.

Em 2010, quando a cantora apareceu nos MTV Music Awards com um vestido de carne, réplica de uma escultura de Jana Sterbak, de 1987, ela foi criticada por se apropriar da obra sem dar conhecimento à autora.

Orlan pede US$ 27,3 milhões por direitos autorais e US$ 4,2 milhões por danos morais sofridos devido ao plágio, além da imediata interrupção da transmissão do vídeo e outros suportes gráficos de Born This Way.

Via http://www.correio24horas.com.br

Anúncios