Ceará tem 10º maior número de vagas ofertadas pelo Sisu

O Ceará oferta 10.242 vagas em universidades por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o 10º maior número entre os 26 estado e Distrito Federal, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (11) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

A Universidade Federal do Ceará oferta 6.288 vagas e é a escola de nível superior com 5ª maior oferta entre as universidades em todo o Brasil. A Universidade Federal da Paraíba tem o maior número de vagas, com 7.700 oportunidades.

UFC tem mais de seis mil vagas via Sisu (Foto: Reprodução)
UFC tem mais de seis mil vagas via Sisu (Foto: Reprodução)

 

A Universidade Federal do Ceará (UFC) registrou 72.687 inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até às 15h10 (horário local) desta segunda-feira (11). Segundo a Coordenadoria do Sisu no UFC, o balanço parcial aponta que os cursos mais procurados na instituição são: Medicina (4.180 inscritos); Administração Noturno, com 3.065 inscrições; Psicologia, com 2.754 inscritos; Direito Noturno, com 2.709 candidatos; e Enfermagem, com 2.166 interessados. Todos os cinco cursos são dos campi de Fortaleza.

(VEJA ABAIXO COMO FUNCIONA O SISU)

Desde a semana passada, os interessados em se candidatar na primeira edição do Sisu de 2016 já podiam consultar as vagas disponíveis, com a distribuição por cursos e instituições, na página do programa (http://sisu.mec.gov.br/).

As inscrições no Sisu vão até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 14 de janeiro.  As notas de corte serão divulgadas nos dias 12, 13 e 14 de janeiro a partir de 9h.

Sisu abriu vagas para inscrição nesta segunda (Foto: Reprodução/Sisu)Sisu abriu vagas para inscrição nesta segunda (Foto: Reprodução/Sisu

Como funciona o Sisu
Para disputar as vagas os candidatos precisam, necessariamente, ter participado da edição de 2015 do Enem e ter obtido nota na prova de redação que não seja zero.

CALENDÁRIO DO SISU 2016
Inscrições 11/1 a 14/1
Resultado – chamada regular 18/1
Matrículas 22/1, 25/1 e 26/1
Lista de espera 18/1 a 29/1

O Sisu é um sistema eletrônico gerenciado pelo MEC que seleciona os alunos, de acordo com o desempenho no Enem. O estudante pode se inscrever em até duas opções de vagas.

Durante o período de inscrição, é possível verificar a nota de corte de cada curso e mudar a candidatura, otimizando as chances de aprovação.

Nota de corte
A nota de corte é a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados.

O MEC alerta que ela “é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.”

Data do resultado
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro na página do Sisu e nas instituições de ensino superior.

As matrículas ocorrem nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada.

Entre os dias 18 de janeiro e 29 de janeiro os candidatos que não foram convocados para sua primeira opção podem entrar na lista de espera. Caso sobrem vagas, as instituições poderão convocar os alunos dessa lista.

Pelo Sisu, os candidatos que fizeram o Enem disputam vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.

Aplicativo do Sisu
Neste ano, o MEC lançou um aplicativo para os sistemas Android, Windows e IOS. A ferramenta é voltada apenas para consulta de informações do programa, já que a inscrição é realizada exclusivamente no endereço eletrônico sisu.mec.gov.br.

O aplicativo, gratuito, oferece consultas a vagas disponíveis e uma calculadora eletrônica, que permite simular a classificação parcial. Ele também oferece uma agenda para datas de inscrição até a convocação da lista de espera.

(G1 Ceará)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s