Conheça 5 bibliotecas públicas de Fortaleza que oferecem acervos variados e atividades gratuitas

A rotina corrida do trabalho, do estágio, da escola ou da faculdade impede, muitas vezes, a realização de atividades simples e prazerosas, como a leitura. Mas as férias chegaram, o tempo livre aumentou e os amantes dos livros já podem fazer uma lista de obras para degustar nesse período. Quem deseja variedade de assuntos e gêneros tem muitas opções gratuitas – a Redação Web da Rádio Verdes Mares indica asprincipais Bibliotecas Públicas da Capital:

Casa Vermelha

Espaço para reflexão, leitura e debates sobre assuntos da atualidade é a proposta da Casa Vermelha, uma biblioteca popular de Fortaleza criada em 2013. Quem deseja aproveitar gratuitamente os quatro mil livros do acervo, formado apenas por doações, é só chegar. Títulos variados da literatura estão à disposição de qualquer pessoa, sem prazo para devolução. A biblioteca popular funciona durante a semana, das 08h às 20h, na Av. da Universidade, 987 – Benfica. Na página da Casa Vermelha é possível ver dicas de livros e se atualizar sobre as atividades do espaço.

Biblioteca de Artes Visuais Leonilson
Para os apreciadores e pesquisadores das artes visuais, também existe uma opção gratuita de acesso a um vasto acervo sobre o assunto. A Biblioteca de Artes Visuais Leonilson, localizada no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, disponibiliza cerca de 3 mil livros, catálogos e materiais relacionados a temas como fotografia, cinema e teatro, entre outros. O acervo é livre para consulta no local, não sendo possível realizar empréstimos. Quem deseja agendar pesquisa sobre um tópico das artes visuais pode ligar para a biblioteca e solicitar que um bibliotecário selecione as obras, que estarão separadas quando o usuário chegar ao local. O espaço funciona de terça a sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h15 às 18h.

Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira

Foto: Agência Diário

Criado em 1971, um dos maiores espaços de leitura de Fortaleza coloca à disposição do público cerca de 18 milexemplares sobre diversos temas. A Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira abriga obras das literaturas nacional, americana, peruana, chilena e até alemã, a maioria traduzida, e também uma gibiteca. Para ter acesso, é preciso efetuar um cadastro com documento de identidade e comprovante de endereço atualizado, e ainda pagar uma taxa anual de R$ 3. Além do acervo literário, o espaço oferece atividades de contação de histórias para o público infantil, oficinas e visitas guiadas. O funcionamento ocorre de segunda a sexta, das 08h às 21h, e aos sábados, das 08h às 17h.

Biblioteca Inspiração Nordestina
O Centro da Capital também conta com uma biblioteca pública com vasto acervo para qualquer cidadão. “Nosso público vai desde moradores de rua até pesquisadores formados”, declara Ana Maria, bibliotecária da Biblioteca Inspiração Nordestina de Fortaleza, localizada no Centro Cultural Banco do Nordeste. Cerca de 17 mil obras de literatura, arte, fotografia, gibis, jornais impressos, entre outras, estão disponíveis lá, gratuitamente. O usuário pode realizar até dois empréstimos por vez, após ter o cadastro aprovado pela organização. Quem fizer parte do Clube do Leitor, que realiza rodas de conversas quinzenais sobre literatura, tem direito a mais um empréstimo, podendo levar pra casa um trio de livros. A biblioteca disponibiliza ainda TV e obras em DVDs, que só podem ser utilizadas no local. Os interessados podem visitar as estantes de terça-feira a sábado, das 10h às 19h, na Rua Conde D’Eu, 560, no Centro.

Foto: Tiago Stille/Divulgação

Biblioteca Pública Espaço Estação (Biblioteca Governador Menezes Pimentel)
A mais antiga biblioteca pública do Ceará, criada em 1867, é mais uma opção para os amantes da leitura. Fechada para reforma desde o ano passado, parte das 132 mil obras da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel está abrigada, agora, na Biblioteca Pública Espaço Estação, próxima à Estação João Felipe (Rua 24 de maio, 60 – Centro). Cerca de 60 milexemplares de enciclopédias, periódicos impressos, filmes e até publicações em braille para atender aos deficientes visuais estão disponíveis no acervo. Para ter acesso, basta realizar um cadastro no local. Além desses materiais, são oferecidas visitas guiadas, apresentações artísticas, cinema, oficinas, jogos, entre outras atividades, ações e serviços. A biblioteca funciona de segunda a sábado, das 08h às 17h, e toda a programação de atividades para os públicos infantil e adulto é divulgada na página do espaço.

(Rádio Verdes Mares)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s