Dilma fecha ano fortalecida contra impeachment, diz BBC

Via Jornal do Brasil Online

Reportagem da BBC publicada na sexta-feira (25) destaca que analistas políticos são unânimes em dizer que a presidente Dilma Rousseff termina o ano fortalecida em sua luta para se manter no cargo. AInda segundo a reportagem, alguns fatores podem inverter essa tendência ou, no mínimo, manter seu governo fraco, ainda que ela não caia.

O texto da BBC destaca que a principal vitória da presidente foi a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de barrar o rito para tramitação do impeachment proposto pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

Segundo a reportagem, outros fatores que a fortalecem, notam os especialistas, são a falta de unidade em torno do vice-presidente Michel Temer como sucessor de Dilma e as graves denúncias que pesam sobre Cunha e acabam “maculando”, de certa forma, o processo de impeachment.

Reportagem da 'BBC' diz que Dilma termina ano fortalecida 
Reportagem da ‘BBC’ diz que Dilma termina ano fortalecida 

O texto destaca ainda que a esperada piora da economia no primeiro semestre de 2016 e o risco de novas revelações e prisões dentro da Operação Lava Jato – que investiga esquema de corrupção na Petrobras – podem contudo criar um cenário negativo para Dilma.

Ainda segundo a BBC, o fato de a decisão sobre o impeachment ter ficado só para fevereiro, quando o Congresso retoma suas atividades após o recesso, potencializa esses riscos ao dar mais tempo para eventuais desdobramentos negativos na economia e na Lava Jato.

A reportagem lembra ainda que, mesmo que Dilma sobreviva ao impeachment, ainda terá que enfrentar processos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cujos desfechos são imprevisíveis. Há quatro ações movidas pelo PSDB logo após a eleição de 2014 que acusam a campanha da chapa Dilma-Temer de irregularidades e pedem sua cassação.

>> Confira aqui a reportagem na íntegra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s