Da Rede Nossa São Paulo

Rede Brasileira lança Programa Cidades Sustentáveis adaptado aos ODS em São Luís

A Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis, lançou na última quinta-feira, 29, o novo formato do Programa Cidades Sustentáveis em São Luís, MA. O PCS foi adaptado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e apresentado durante a abertura do 8° Encontro da Rede na Associação Comercial do Maranhão.
“Com esse Programa levamos às cidades brasileiras uma carta compromisso para que partidos e candidatos passem a assumir o levantamento de indicadores sociais como forma de dar transparência à ação pública”, destacou o coordenador do PCS, Maurício Broinizi.
O Programa Cidades Sustentáveis é uma ferramenta da sociedade civil para fazer com que os municípios incluam os ODS em seu planejamento, a fim de erradicar problemas como a pobreza, a fome, o analfabetismo, o preconceito e a violência. O Programa, que possui 283 cidades signatárias, usa indicadores sociais para a transparência do poder público quanto à eficácia de políticas públicas em áreas como educação, saúde, trabalho e violência.
Para a oficial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ieva Lazareviciute, é preciso um esforço conjunto para mudar a realidade de estados como o Maranhão, onde somente 20% da população possui saneamento básico, segundo dados da ONU. “Os nossos empresários, os nossos políticos, cada um de nós precisa de mover. O Brasil se destaca internacionalmente com o alcance das metas de desenvolvimento, como a erradicação da pobreza. Mas isso não significa que não há mais trabalho a fazer”, aponta a oficial.
Após o evento de lançamento do Programa, 20 movimentos e organizações sociais de todo o país irão se reunir no São Luís Grand Hotel, nos dias 30 e 31 de outubro, para planejar as ações da Rede Social de Cidades para 2016. O 8º Encontro da Rede terá um formato menor, mas foi pensado para ser acolhedor e atingir os objetivos de construir um planejamento comum. “Vamos ter uma moderação no processo de planejamento – algo novo nos Encontros da Rede. Esperamos aperfeiçoar os processos da Rede por meio deste planejamento, ainda mais devido ao fato de 2016 ser ano de eleições. É importante refletir sobre todo o contexto dos últimos anos e como atuar de forma conjunta”, analisa Socorro Costa, articuladora do Movimento Nossa São Luís e representante local da Rede Social de Cidades.
O 8º Encontro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis é realizado pela Rede Social de Cidades e co-realizado pelo Nossa São Luís e pelo Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA). Conta ainda com o apoio da Fundação Avina e diversas parcerias locais.