Foto: Arquivo Pessoal

Para comemorar os 20 anos do projeto “Fortaleza a Pé” – caminhadas culturais pelos bairros antigos da Capital – os idealizadores do programa lançaram um álbum de figurinhas com 72 imagens de patrimônios históricos do Centro da cidade, tendo como objetivo o de aproximar os fortalezenses da história local.

O educador Gerson Linhares, um dos idealizadores do projeto, explica que o álbum surgiu “da necessidade de ter peças didáticas para ofertar aos participantes [das caminhadas], especialmente aos estudantes”. Segundo Gerson, o primeiro volume terá imagens dos prédios do Centro. “É o bairro que detém o máximo de edificações antigas: são mais de 250, entrepraças, igrejas e monumentos“, detalha o educador.

O álbum também homenageia os 100 anos do Bode Ioiô, personagem que o grupo trabalha há 5 anos com crianças que participam do projeto de forma lúdica e divertida. “[É um trabalho] simples, sem muitos recursos gráficos, mas bem direto. O importante é que a cada cinco álbuns vendidos, um a gente destina aos estudantes das escolas públicas que são bastante esquecidos em Fortaleza”, enfatiza Gerson.

O conteúdo que ilustra o livro de figurinhas foi consultado no inventário cultural criado pelo educador, que é formado em Turismo. Desde 1995, o “Fortaleza a Pé” realizou mais de 2500 caminhadas culturais, atingindo mais de 100 mil pessoas.

Os interessados em adquirir o álbum podem comparecer ao Museu do Ceará, localizado na Praça dos Leões, no Centro ou no Museu do Caju, localizado na divisa Fortaleza/Caucaia. O material custa R$ 20.

(Rádio Verdes Mares)