A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 10 a 19 de novembro de 2015, a mostra de cinema O Universo de Miyazaki | Otomo | Kon. O projeto exibirá 18 longas-metragens dos diretores HayaoMiyazaki (fundador do Studio Ghibli), Katsuhiro Otomo (Akira) e Satoshi Kon (Paprika), três dos realizadores mais influentes do cinema de animação japonês. O evento promove ainda atividades gratuitas, como oficina de mangá e curso sobre a obra de Miyazaki.

A animação japonesa transformou-se ao longo das últimas décadas em uma indústria, em especial a partir da produção massiva das séries para a televisão. Para alguns artistas, no entanto, a produção em massa desses trabalhos limitou a exploração de temas mais profundos e poéticos, impulsionando-os a buscar novas abordagens temáticas e estéticas no cinema. Entre os principais expoentes dessa corrente estão Hayao Miyazaki, Katsuhiro Otomo e Satoshi Kon.

Fundador do Studio Ghibli, Miyazaki pode ser considerado como o ponto de partida da mostra que chega a Fortaleza, após passar pelo Rio de Janeiro, Salvador, Recife, São Paulo, Brasília e Curitiba. O diretor é autor de alguns dos filmes mais importantes da cinematografia de animação japonesa e mundial, como Meu Vizinho Totoro (1988), o ganhador do Oscar A Viagem de Chihiro (2001), O Castelo Animado (2004) e o recente Vidas ao Vento, lançado em 2014 no Brasil, e anunciado como sua despedida do cinema.

O trabalho inovador de Miyazaki abriu caminho para que outros artistas imprimissem traços mais autorais aos seus trabalhos. É o caso de Katsuhiro Otomo e seu icônico Akira (1988) e Satoshi Kon com os impactantes Paprika (2006) e Atriz Milenar (2001). Esse viés autoral da cinematografia de animação nipônica será o grande destaque desta mostra, que oferece ao público a oportunidade de imergir nas obras encantadoras desses gênios da animação. O projeto é uma realização da Nuage.art.br e conta com a produção da Jurubeba Produções e curadoria de Jansen Raveira e Simone Evan.

Curso O Universo de Hayao Miyazaki

A arte e a influência de um dos criadores do Studio Ghibli serão abordadas no curso ministrado por Jansen Raveira, co-curador da mostra, e Janete Oliveira. Serão abordados quatro tópicos: Cultura japonesa e mitologia na obra de Miyazaki; Miyazaki e suas metáforas; O Studio Ghibli e a indústria do anime; e Um velho mundo idealizado. O curso acontece de 11 a 14 de novembro, com 160 vagas. As inscrições devem ser feitas no período de 16/10 a 06/11, no sitewww.ouniversodemok.com por meio de formulário on-line.

Oficina de Mangá

Entre as atividades da mostra haverá ainda uma oficina de mangá – histórias em quadrinhos que foram criadas no Japão – ministrada por Dilermano Santos. Nela, os alunos entrarão em contato com noções básicas sobre a narrativa no estilo nipônico, abordando os aspectos estéticos dos três diretores em destaque na mostra, além de produzirem seus próprios mangás. A oficina acontece de 17 a 19 de novembro e conta com 30 vagas. Para participar, também é necessário se inscrever no site www.ouniversodemok.com por meio de formulário on-line, no período de 16/10 a 06/11.

A lista de selecionados do curso (160 vagas) será divulgada dia 08 de novembro e da oficina (30 vagas) será divulgada dia 13 de novembro.

Mostra

Via http://www.cineplayers.com/noticia/mostra-o-universo-de-miyazaki-em-fortaleza/11875