Ceará 247 – Uma série de atividades marca o Otubro Rosa no Ceará. Em Fortaleza, vários prédios estarão com iluminação diferenciada em cor de rosa, para marcar o período, ente eles, o Centro Dragão do Mar, o prédio da Secretaria da Saúde do Estado, que fica na Avenida Almirante Barroso, na Praia de Iracema e o Instituto de Prevenção do Câncer, na Rua Walter Bezerra de Sá, 58, Dionísio Torres. Rosa é a cor do laço do Outubro Rosa, uma mobilização feita em diferentes países para informar que o câncer de mama é uma das maiores causas de morte de mulheres, apesar de ser uma doença com grande chance de cura quando descoberta logo no início. Daí, a importância da disseminação de informações sobre a necessidade de ir ao médico e da realização de exames preventivos.

A primeira dama do Ceará, Oélia Leite, destacou hoje, em post no seu Facebook, que o “Outubro Rosa é um momento muito importante para nós, mulheres, de conscientização na luta contra o câncer de mama, que é uma das maiores causas de morte da população feminina. Então, fica o lembrete da importância do autoexame e do diagnóstico precoce da doença”.

Várias instituições públicas e entidades da sociedade civil realizam programação durante todo o mês de outubro na campanha de conscientização da necessidade de diagnosticar precocemente o câncer de mama para facilitar a cura. O Movimento Outubro Rosa promove, no próximo domingo (4), a I Corrida Rosa do Ceará e a VI Caminhada Rosa do Ceará, com concentração na Praia de Iracema, com o objetivo de criar a “Rede Cearense de Combate ao Câncer.

Outras atividades:

Passeio Ciclístico Rosa
Quando:  7/10, às 19 horas
Onde: Sede da Unimed Ceará
(Rua Nogueira Acioli, 925 , Aldeota)

Audiência pública sobre assunto referentes ao diagnóstico do câncer em tempo hábil
Quando: 14/10, às 14 horas
Onde: Assembleia Legislativa (Av. desembargador Moreira, 2807, Dionísio Torres)

Caminhada Rosa
Quando: 25 /10, às 16 horas
Onde: Aterro da Praia de Iracema

Sessão clínica “Quimioprevenção de lesões de auto risco para câncer de mama” com o mastologista de ICC, Dr. Francisco Pimentel
Quando: 9/10, às 7h30
Onde: auditório do ICC

Aulão Rosa sobre o câncer de mama
Quando: 13, 20, 27 e 28/10
Onde: Cras, rua George Borges, 545 , Maravilha
(dia 13), Centro de Convivência do idoso  (dias 20 e 27) e Centro Educacional Sesc Ler Quixeramobim  (dia 28)

(Ceará 247)

Anúncios