O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou nesta quarta-feira (26) que pretende regulamentar o Parque do Cocó, em Fortaleza, até o fim deste ano. A afirmação ocorreu durante reunião com representantes do Fórum Cocó, que busca a regularização e preservação do parque urbano.

“Pedi ao secretário [de Meio Ambiente] Artur Bruno que ouvisse todas as propostas e, até por uma questão de coerência com a minha formação acadêmica, me comprometi em garantir esta regulamentação, principalmente ouvindo o que a sociedade tem a dizer”, afirmou o governador.

A Secretaria de Meio Ambiente vai promover audiências públicas para estudar as propostas apresentadas na reunião. “Vamos estudar o plano apresentado pelas entidades e aperfeiçoar, a partir deste documento, a melhor proposta para regularizar o parque”, disse o secretário Artur Bruno.

O Fórum Permanente pela Implantação do Parque Ecológico do Cocó (Fórum Cocó) solicitou ao Governo do Estado do Ceará nesta quarta a criação de uma unidade de conservação denominada Parque com aproximadamente 1.435 hectares.

No relatório, o fórum sugere que o Cocó seja regulamentado por meio de decreto pelo Governo do Estado e que a regularização seja feita nos moldes estabelecidos pela Cartilha de Regularização Fundiária de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), após a criação do parque.

O Fórum Cocó foi proposto em manifesto público divulgado no dia 20 de janeiro deste ano pelo procurador-chefe do MPF, Alessander Sales, com o objetivo de somar esforços pela implantação e preservação do Parque Ecológico do Cocó.

(G1 Ceará)

Anúncios