Festejos de Yemanjá ocorrem neste fim de semana em Fortaleza (Foto: Éden Barbosa/ Secultfor)

A orla de Fortaleza recebe a partir desta sexta-feira (14), com apresentações culturais e rituais de umbanda. Segundo a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), na Praia de Iracema (no trecho entre as ruas Idelfonso Albano e Rui Barbosa), a programação na sexta começa a partir das 18h, com apresentação do Afoxé Filhos de Oya, rituais e a primeira oferenda a Yemanjá.

Ainda de acordo com a Secultfor, no sábado (15), as atividades na Praia de Iracema começam às 10h, com apresentações culturais, entrega de comendas, seguido de oferta de oferendas a Yemanjá às 13h e a saída da jangada ao mar, prevista para às 18h. A programação é organizada pela Associação Cultural Afro Brasileira Pai Luiz de Aruanda

Outro ponto que também terá festejos é a Praia do Futuro, onde a União Espírita Cearense de Umbanda (Uecum) promove queima de fogos, apresentação do Centro do Pai Silvio e uma noite de louvor a partir de 18h de sexta-feira. No sábado, a partir das 8h, um cortejo sai da Rua Castro e Silva, 920, e segue até a Praia do Futuro (na altura da Avenida Zezé Diego, 2551). Às 11 horas, haverá apresentação do Afoxé Acabaca, de Anderson Monteiro, entre outros.

(G1 Ceará)

Anúncios