FOTO ILUSTRATIVA – REPRODUÇÃO INTERNET

Crianças e adolescentes de Fortaleza têm agora mais uma opção de lazer: são os parque infantis, que fazem parte do projeto Praça Amiga da Criança, da Prefeitura. O primeiro equipamento foi inaugurado ontem, na Maraponga. O espaço tem playground, quadra de esportes cercada com grades e elementos paisagísticos. Até o fim deste mês, outros 14 parques infantis devem ser entregues. Serão 54 até dezembro.

A obra na Maraponga, orçada em R$ 117.750, foi concluída em dois meses. De acordo com moradores, a área da praça estava abandonada antes da reforma. “Só tinha areia e lixo. Ninguém frequentava”, afirma o aposentado Carlos Rocha, que mora no local há 30 anos. A praça recebeu, além do espaço para diversão de crianças e adolescentes, novas pinturas e iluminação.

Os moradores do entorno receberam a obra com alegria. Segundo eles, o local não oferecia lazer ou segurança para que os jovens da comunidade pudessem se divertir. Oswaldo Coelho afirma que o espaço inclusive abrigava usuários de drogas. “Havia muito assalto também. Essa obra é um presente para as crianças do bairro e para nós adultos, que também vamos usufruir dela”, comenta, alertando que a população deve zelar pela praça para que fique conservada.

Os parques fazem parte do Plano Municipal pela Primeira Infância de Fortaleza (PMPIF), que se tornou lei no ano passado. Bairros como Vicente Pinzon, Canindezinho, João XXIII e Edson Queiroz são os próximos que devem receber os parques infantis.

Praça

Ainda de acordo com os moradores da Maraponga, a praça já era utilizada por jovens e crianças antes mesmo da inauguração. Grupos costumavam se reunir no período da tarde e da noite para jogar futebol ou praticar capoeira na área.

A Escola Municipal Sagrado Coração fica em frente à praça. A diretora da instituição, Naama Andrade, conta que, antes da reforma, a escola tentava fazer algumas atividades no equipamento, mas era impossível. “Sempre almejamos que a praça fosse uma opção de lazer para as mais de 600 crianças que nós atendemos”, explica a diretora, que agora já planeja atividades escolares no local.

Saiba mais

Os próximos
14 bairros que receberão os parques infantis são: Mucuripe, São Gerardo, Vicente Pinzon, Parangaba, Canindezinho, Jacarecanga, Bom Jardim, João XXIII, Monte Castelo, Ellery, Edson Queiroz, Parreão, José de Alencar e Cidade dos Funcionários.
Segundo a Prefeitura, no Dia das Crianças, cada uma das sete Regionais vai inaugurar um parque infantil.

(Lérida Freire, O Povo)

Anúncios