Telas em 4D e óculos virtual são algumas das tecnologias mais prouradas. (Foto: Mila Maluhy/Divulgação)

A “Conexão Estação Natureza”, exposição interativa que tem por objetivo aproximar a natureza do dia a dia das pessoas, está em Fortaleza. A  mostra, que é inédita e gratuita, acontece no Shopping Iguatemi até 11 de agosto.

A exposição teve início em São Paulo (SP) e já esteve no Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Salvador (BA) atraindo mais de 1,5 milhão de pessoas. Depois de Fortaleza, o evento segue para outras quatro capitais, percorrendo, no total, 15 mil km, por todas as regiões brasileiras.

A “Conexão Estação Natureza” tenta sensibilizar os visitantes para a causa ambiental, oferecendo atividades interativas, a partir de recursos tecnológicos avançados. Toda a exposição é adaptada para portadores de necessidades especiais.

Família
A exposição apresneta jogos e atividades para todas as idades. O espaço que tem atraído mais visitantes, segundo a organização, é o cinema sensorial 4D de seis telas dispostas em 360º.  Enquanto as cenas passam diante das telas, as pessoas sentem frio, calor, vento, chuva e até aromas: tudo de acordo com as imagens que estão sendo projetadas.

Os visitantes têm ainda a oportunidade de usar os óculos ‘rift’ e fazer uma visita virtual à Reserva Natural Salto Morato, unidade de conservação localizada dentro do maior trecho contínuo de Mata Atlântica do país.

Em outras partes é possível se divertir em jogos interativos, com tecnologias inovadoras como a ‘kinect’, na qual os personagens de um jogo sobre serviços ambientais repetem na tela os movimentos realizados pelos participantes. Também há um game com a tecnologia ‘motion by hands’, em que os jogadores utilizam suas mãos em cima da tela, sem precisar tocá-la, para interagir nas diversas fases de um game sobre as mudanças climáticas.

Pedaladas ecológicas
No local, estão disponíveis três bicicletas ligadas à reprodução em tamanho real de uma árvore de médio porte. Quando as pessoas pedalam, uma calculadora instantânea apresenta em tempo real informações de quanto se está economizando de combustível fóssil durante a pedalada, além da quantidade de gases de efeito estufa que estão sendo deixados de emitir, entre outros dados.

Para incentivar as “pedaladas ecológicas” está sendo feita uma espécie “competição do bem” entre as cidades que estão recebendo a exposição. Cada nova capital saberá quanto que as anteriores pedalaram e será encorajada a bater esse número. Em São Paulo foram pedalados 2.341 km, Brasília superou essa marca com 2.807 km, sendo que o Rio de Janeiro ampliou a diferença com 3.274 km. Belo Horizonte é a segunda colocada com 6.069 km e Salvador é a atual campeã com 7.562 km.

Serviço
Conexão Estação Natureza
Data: de 28 de julho a 11 de agosto
Local: Shopping Iguatemi Fortaleza – (Praça do Telão) – Piso L1
Endereço: Avenida Washington Soares, 85 – Bairro Edson Queiroz – Fortaleza (CE)
Horários: aberta durante o funcionamento do shopping.
Classificação: Livre
Evento gratuito.

(G1 Ceará)

Anúncios