Fortaleza recebe no próximo sábado (13), a 2ª edição do Encontro Jacques Klein de Educação Musical e Terceiro Setor, realizado pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF).

O evento contará com a participação de várias ONGs entre elas, a Fundação Raimundo Fagner, Orquestra de Sopros de Pindoretama, Associação Tapera das Artes, Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (Agua) e Casa de Vovó Dedé.

O evento será realizado na Casa José de Alencar, um dos núcleos de ensino do IBLF, com programação que começa às 8 e segue até às 17h, contando com palestras, oficinas, mesa redonda e muita música durante todo o dia.

Abertura
O evento traz em sua abertura, o momento “Ciranda do Som”, onde todas as ONG’s participantes poderão se apresentar, gerando intercâmbio artístico entre os alunos de cada projeto. Outro destaque da programação será a mesa redonda “Perspectivas da Educação Musical no Ceará”, que tem o objetivo de apresentar aos jovens estudantes as possibilidades para dar continuidade ao processo de formação musical, com representantes  das instituições formais de ensino da música no Ceará, incluindo a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). Na ocasião, o IBLF também fará o lançamento do seu novo vídeo institucional e entrega do material pedagógico desenvolvido exclusivamente para o Projeto Jacques Klein.

Jacques Klein
Além do encontro, o pianista cearense de Aracati, Jacques Klein também nomeia o projeto de educação musical desenvolvido no IBLF. O seu legado influenciou diretamente na criação deste projeto que hoje atende 350 crianças e adolescentes.

Jacques Klein chegou a se apresentar no Carnegie Hall, em Nova Iorque, junto ao maestro Eleazar de Carvalho. Em 1953, concorrendo com 113 candidatos vindos de 33 países, venceu por unanimidade o Concurso Internacional de Execução Musical, em Genebra, na Suíça. A partir de então, alcançou grande sucesso na Europa. No Brasil, compôs com Dorival Caymmi, e ainda dirigiu a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.

O evento será realizado na Casa José de Alencar, um dos núcleos de ensino do IBLF, com programação que começa às 8 e segue até às 17h, contando com palestras, oficinas, mesa redonda e muita música durante todo o dia. (Foto: Divulgação)
Evento será realizado na Casa José de Alencar, com programação que começa às 8 e segue até às 17h, contando com palestras, oficinas, mesa redonda e muita música durante todo o dia. (Foto: Divulgação)

Serviço:
II Encontro Jacques Klein – Educação Musical e Terceiro Setor
Onde: Casa José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055 – Messejana)
Quando: 13 de junho
Horário: 8h às 17h
Mais informações: 3114.3984 / 88991061

Programação

Sábado (13/06)

8h – Credenciamento.

9h – Abertura do Evento – Ciranda do Som, com alunos da Fundação Raimundo Fagner, Orquestra de Sopros de Pindoretama, Projeto Jacques Klein, Tapera das Artes, Agua e Casa de Vovó Dedé.

10h20 – Intervalo.

10h40 – Mesa Redonda: Perspectivas da Educação Musical no Ceará – Elvis Matos (UFC), Heriberto Porto (UECE), Marcelo Leite (IFCE), Arley França (Projeto Jacques Klein) e Vanildo Franco (AGUA). Lançamento do vídeo institucional do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza e do material didático do Projeto Jacques Klein.

12h30 – 13h30 – Intervalo para Almoço.

13h30 – Oficina de Violão – Armando Costa / João Paulo Nobre 13h30 – Oficina de Canto e Percepção Musical – Leila Uchoa, Clara Luz, Ana Maria Sobrinho e Jackson Ferreira.

13h30 – Oficina de Prática de Conjunto para instrumentos de Corda – Arley França.

15h – Intervalo.

15h30 – Ensaio Aberto dos alunos participantes das oficinas e formação da Orquestra do Encontro Jacques Klein de Educação Musical e Terceiro Setor.

16h40 – Encerramento.

(G1 Ceará)