Foto: Ricardo Moura/Divulgação

Após quatro anos sem programação regular, o Cine Teatro São Luiz, localizado na Praça do Ferreira, em Fortaleza, retoma atividades regualares com espetáculos cearenses.

A partir desta terça-feira (26) às 19 horas, o público pode conferir o espetáculo “Uma boa dose de humor”, do humorista Bené Papudim.

Inaugurado em 1958 e restaurado em 2014, o São Luiz agora está preparado para abrigar espetáculos de dança, música e teatro.

As atividades que acontecerão ao longo do mês de junho compõem uma programação de lançamento, com um evento a cada semana, em diferente linguagens. Em julho terá início a programação regular. “O São Luiz será um palco privilegiado também para a produção local, em todas as linguagens artísticas, com diálogo permanente com os seus representantes. Nesta primeira semana desta fase inicial de programação convidaremos o Fórum de Audiovisual para uma nova reunião sobre o São Luiz”, disse o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio.

Memória preservada
Iniciadas em dezembro de 2013, as obras de restauração e recuperação do Cine São Luiz incluíram um pacote de melhorias nos sistemas de iluminação, acústica, climatização, piso e revestimento, além de novos assentos e equipamentos de projeção.

Ao mesmo tempo, o Cine São Luiz teve preservada sua memória, pois as características arquitetônicas originais, em suas qualidades estéticas e históricas, foram mantidas. Com adaptação do São Luiz à nova configuração de cine-teatro e às normas técnicas e de acessibilidade, a capacidade foram reduzidas de 1.500 para 1070 lugares (destes 300 ficam no piso superior).

Inaugurado em 1958 e fechado desde julho de 2010, o Cine São Luiz, tombado em 1991 em reconhecimento a seu valor com patrimônio histórico e arquitetônico também recebeu novos equipamentos de projeção e de áudio para se adequar à configuração de cine-teatro. Além da abertura foram feitos reparos em outros espaços, como camarins, o fosso para receber músicos de orquestra.

Veja a programação:
26 de maio – Show Papudim: “Uma Boa Dose de Humor”

2 de junho – exibição do filme “Últimas Conversas”, de Educardo Coutinho

18 a 24 de junho – 25º Cine Ceará

27 de junho – apresentação “O Realejo”, do Grupo Bagaceira

30 de junho – Terça com Graça, com “Tita e Nic – a Comédia”’, da Companhia Brasileira de Molecagem

1º de julho – Colação de grau da pós-graduação da Uece

(G1 Ceará)