Cine Corno é realizado há um ano e meio na Praça dos Leões, no Centro de Fortaleza (Foto: Divulgação)

O cineclube cearense “Cine Corno” leva há um ano e meio cultura audiovisual brasileira aos transeuntes da Praça dos Leões, no Centro de Fortaleza. A partir deste fim de semana, a iniciativa realiza uma mostra itinerante de cinema mudo por três bairros da cidade. O primeiro a receber a mostra é o bairro Titanzinho nesta sexta-feira (17).

As sessões, que começam sempre às 18h30, são gratuitas e buscam construir um espaço alternativo de interação entre os filmes e os espectadores na rua, sem os rigores das salas de projeção dos centros comerciais. “Nosso objetivo é atingir um público que, em geral, não tem acesso a esses filmes nos cinemas de shoppings ou que não tem o costume de participar de cineclubes, estimulando reflexões e discussões sobre essas obras”, conta a produtora cultural Renata Cavalcante, uma das idealizadoras do projeto.

Na mostra, serão exibidos filmes nacionais de temática popular com performances ao vivo de músicos convidados como alternativa às trilhas sonoras. “A ideia é possibilitar a construção de uma relação com o filme mediante o ‘ver filmes juntos’ com os debates, a música, e até o karaokê”, ressalta Renata.

Na primeira sessão da mostra, o músico cearense Vitor Colares se apresentará interagindo com a exibição do média-metragem “Jangadeiros” (1942), de Orson Welles, no bairro Tintanzinho. Os próximos bairros que recebem a mostra serão Benfica e Serrinha. Confira a programação das exibições abaixo.

Cine Corno
O Cine Corno realiza exibições de filmes e documentários nacionais estruturados em mostras temáticas, com debates, discotecagem e karaokê nas terceiras sextas-feiras de cada mês em frente ao Restaurante e Bar Cultural Lions, localizado na Praça dos Leões, no Centro de Fortaleza. O nome “Cine Corno” referencia o espaço do bar e seu imaginário, revelando o diálogo com o popular, o deboche, o humor cearense.

Programação
Dia: 17 de abril
Horário: 18h30
Local: Titanzinho – Avenida Leite Barbosa, no primeiro quebramar.
Filme: Jangadeiros (Orson Welles)
Músico convidado: Vitor Colares

Dia: 15 de maio
Horário: 18h30
Local: Benfica – Avenida da Universidade, nº 2853
Filme: Aitaré da Praia (Gentil Roiz e Ary Severo)
Músico convidado: Guto Rafael

Dia: 19 de junho
Horário: 18h30
Local: Serrinha – Rua Leão XIII, nº. 370
Filme: A Filha do Advogado (J. Soares)

(G1 Ceará)

Anúncios