O projeto de lei complementar nº 03/15, de autoria do deputado Welington Landim (Pros), quer alterar as leis complementares 78 e 82, que tratam da criação da Região Metropolitana do Cariri (RMC). O parlamentar quer acrescentar à Região Metropolitana o município de Brejo Santo à RCM. Landim justifica a proposta, afirmando “a relevância econômica do município para a região”. A RCM atualmente é composta pelos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Jardim, Missão velha, Caririaçu, Farias Brito, Nova Olinda, e Santana do Cariri.

Com 47.645 habitantes e uma área territorial de 663.428 km², o município de Brejo Santo (510 Km de Fortaleza|) tem sua economia baseada na agricultura, sendo um dos maiores produtores de feijão e milho do estado do Ceará. Conta com projetos de fruticultura irrigada (uva, banana e coco), uma pecuária, com um grande número de projetos e produção de leite em regime intensivo (pastejo irrigado), contando com um dos maiores rebanhos de gado Nelore do estado do Ceará.

A sede do município é cortada pela rodovia federal BR-116 e se tornou a cidade-centro da vigésima região administrativa do estado, Cariri Oriental, e polo de desenvolvimento do sul do Ceará. O setor terciário teve um impulso nas últimas décadas, tornado a cidade um centro comercial e de profissionais liberais para toda a região. O município é um dos três maiores centros comerciais da região, ao lado de Juazeiro do Norte e Crato.

(Ceará Agora)