Jornal GGN – Na segunda-feira (13), estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) aproveitaram a presença de Gilmar Mendes e Teori Zavascki em uma banca examinadora de doutorado para organizar um protesto pacífico. O alvo era Gilmar e seu pedido de vistas de mais de um ano da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4650, que proíbe o financiamento privado de campanha.

A manifestação foi bem humorada. Com bateria, os alunos cantaram em alto e bom som um provocativo “Parabéns pra você”. A letra adaptada dizia:

“Parabéns pra você
Nessa data querida
Já faz mais de um ano
O pedido de vistas”.

O ministro reagiu com naturalidade. Um estudante levava um bolo com uma vela de um ano. Outro tinha um megafone e parodiava um sucesso da Jovem Guarda: “O processo que eu te dei, se ainda tens não sei, mas se tiver devolva-me”.

No momento que os ministros já estavam no carro, os estudantes criaram alguma resistência para sua saída, posicionando-se em frente ao veículo, mas logo foram tirados pelos seguranças, sem violência. Apenas então ouviu-se vaias.

Para o diretor da Faculdade de Direito, professor Celso Castro, o protesto foi uma “manifestação democrática” e “saudável”. “O ministro Gilmar Mendes também não reclamou, após o evento. Disse que os manifestantes são seus amigos e vão onde ele vai”, disse.

Com informações do O Globo

Anúncios