Instalado em um antigo casarão restaurado na Praia de Iracema, vizinho ao Largo do Mincharia, o local é mantido pela Citinova

A Prefeitura Municipal de Fortaleza inaugura nesta sexta-feira (10/04), às 18 horas, a Casa da Cultura Digital. Instalado em um antigo casarão restaurado na Praia de Iracema, vizinho ao Largo do Mincharia, o local é mantido pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) e foi projetado para oferecer um ambiente dinâmico e interativo voltado para a difusão, a formação e a criação dentro do universo de mídias digitais. É capaz de abrigar oficinas, cursos e eventos e tem como uma das funções estimular a criatividade e experiências com elementos como jogos e outras atividades da mesma natureza. Será, também, espaço permanente de incentivo à pesquisa e à divulgação de conteúdos relacionados à cultura digital. O evento de inauguração contará com a presença do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e do presidente da Citinova, Tarcísio Pequeno.

Funcionando em fase experimental há aproximadamente um mês, a casa já recebe grupos que atuam direta ou indiretamente na cultura digital. Um dos objetivos da interação com esses grupos é permitir a aproximação da comunidade com elementos desse universo, apoiar pessoas interessadas em capacitação e dar suporte a iniciativas empreendedoras e inovadoras. “A Casa é um espaço pelo qual a Prefeitura de Fortaleza pretende prover os meios para a democratização da cultura digital na cidade. Para isso, ela torna acessíveis laboratórios nos quais grupos de criação coletiva podem trabalhar e desenvolver seus projetos”, afirma Tarcísio Pequeno, presidente da Citinova.

Além de um espaço livre para experiências com jogos eletrônicos, a Casa da Cultura Digital abriga o Hacker Space, ambiente no qual jovens pesquisadores desenvolvem projetos usando componentes eletrônicos, e uma incubadora de empresas de tecnologia, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), do Governo do Estado. A incubadora é voltada principalmente para a criação de aplicativos para dispositivos móveis e soluções de software em Tecnologia da Informação.

Sobre a Citinova

A Citinova é o órgão de ciência e tecnologia da Prefeitura de Fortaleza. Tem como principais funções coordenar a energia criativa, o conhecimento científico e o desenvolvimento da tecnologia para traduzi-los em soluções para os problemas urbanos e, sobretudo, em arranjos para a geração de riqueza, trabalho e ocupações criativas que ajudem a melhorar o bem estar da população.

Serviço
Inauguração da Casa da Cultura Digital

Data: Sexta-feira (10/04)
Local: Calçadão da Praia de Iracema, ao lado do Largo do Mincharia
Horário: 18 horas

(Prefeitura de Fortaleza)