O sertão de Quixadá; retratado por Gentil Barreira (Foto: Gentil Barreira/Divulgação)

As viagens realizadas pelo fotógrafo Gentil Barreira nos últimos três anos pelo interior do Ceará resultaram no livro “Coração Sertão”, que será lançado nesta quinta-feira (26), em Fortaleza. Na ocasião, também será uma exposição de fotografias, que mostram o contraste do sertão de chuva e estiagem, que compõem a publicação. O evento será às 19h30 na Imagem Brasil Galeria.

,em umaimersão no contraste do sertão de chuva e estiagem, resultaram no livro “Coração Sertão”, com lançamento nesta quinta-feira, 26 de março, às 19h30, na IMAGEM BRASIL Galeria. Na ocasião, será aberta a exposiçãode uma série especial de fotografias que compõem a publicação.

O cenário percorrido no atual trabalho de Gentil Barreira é o mesmo das memórias da infância vivida na fazenda dos avós, mas também toma outro rumo quando, entre os anos de 2012 a 2014,  a estiagem foi a mais intensa das últimas décadas. A dor e lamento da escassez dialoga com a esperança de uma salvação vinda dos céus, com as chuvas.

O ensaio fotográfico traz trechos de obras de autores da literatura cearense, que revelaram em palavras as duas faces do sertão. Os textos criam uma narrativa imaginária, como se o sertão fosse revivido por vários autores. São trechos de obras de José de Alencar, Domingos Olímpio, Rodolfo Teófilo, Manuel de Oliveira Paiva, Adolfo Caminha, Antônio Sales, Demócrito Rocha, Gustavo Barroso, Leonardo Mota, Herman Lima, Jáder de Carvalho, Patativa do Assaré, Rachel de Queiroz, João Climaco Bezerra, Francisco Carvalho e Natércia Campos.

A coordenação literária da publicação é do escritor Gylmar Chaves e de Patricia Veloso, que assina também a coordenação editorial. A exposição “Coração Sertão” fica em cartaz até 27 de abril. A visitação pode ser feita de segunda a sexta, das 9h às 19h.

Gentil Barreira 
Autodidata, Gentil Barreira iniciou as primeiras experiências com fotografia aos 11 anos, montando um pequeno laboratório para revelar seus filmes. Cursou Arquitetura e Urbanismo em São Paulo, mas antes de concluir os estudos resolveu voltar a Fortaleza, onde vive até hoje. Ingressou e frequentou por dois anos a faculdade de Comunicação na Universidade Federal do Ceará, período em que profissionalizou-se como fotógrafo.

Serviço
CORAÇÃO SERTÃO – Lançamento do livro e abertura de exposição – Dia 26 de março de 2015, às 19:30h, na Imagem Brasil Galeria (Rua Rocha Lima 1707 – Aldeota). O livro será vendido no lançamento por R$ 70. Já à venda também nas livrarias Cultura, Saraiva, Ler, Nobel e Leitura.  “Coração Sertão” permanece em exposição até 27 de abril de 2015. Visitação: De segunda a sexta, das 9h às 19h.

Via http://www.centralizado.com.br

Anúncios