Ceará 247– O Ceará vai receber em maio, no Centro de Eventos, a 24ª Brazilian Tourism Mart (BNTM), evento que tem como foco a divulgação do Nordeste para o mercado internacional. Entre os dias 27 e 31 de maio, serão expostos destinos e produtos turísticos em busca da realização de negócios e parcerias comerciais entre compradores internacionais convidados (buyers) e fornecedores nacionais (suppliers).

Pela importância que tem o evento para o Nordeste, o Ministério do Turismo (MTur), o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), a companhia aérea TAP Air Portugal e a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) definiram, no início deste mês de março, um conjunto de estratégias de promoção do evento, durante o primeiro dia da Feira Internacional de Turismo (BTL – Portugal).

Do encontro foi anunciada a participação do MTur e da Embratur no comitê gestor da BNTM, para, em conjunto com a Setur e a CTI Nordeste, buscarem apoios e patrocínios e trabalharem na melhor seleção dos buyers e dos profissionais da imprensa que serão convidados. A TAP confirmou a condição de “transportadora oficial” para os participantes do continente europeu.

O evento é realizado anualmente, desde 1992, sendo sempre sediado em um dos estados nordestinos. Durante a sua trajetória, a BNTM se firmou como a única bolsa de negócios turísticos realizada no Brasil, conseguindo, portanto, fomentar a comercialização dos produtos e destinos turísticos do Nordeste brasileiro junto a importantes agentes de viagens e operadoras internacionais que atuam nos principais mercados emissores de turistas para o Brasil.

Conforme a CTI Nordeste, a cada edição da BNTM, o turismo na região tem um crescimento de 8% a 10%. Para o estado anfitrião, esse percentual pode chegar a 14%. “O Ceará estará na vitrine da 24ª BNTM, apresentando suas novas infraestruturas, como o próprio Centro de Eventos, local de realização das rodadas de negócios, além dos seus destinos e produtos qualificados nos padrões internacionais, com excelentes perspectivas de negócios e projeção”, destaca Arialdo Pinho, titular da Setur.