FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA

O Itaú inaugurou na última sexta-feira (13) um novo data center em Mogi Mirim, no interior de São Paulo. Segundo reportagens publicadas nesta segunda-feira (16) pelos jornais Valor Econômico e DCI, ao todo foram investidos R$ 3,3 bilhões no centro tecnológico, com área de 815 mil metros quadrados, o equivalente a 114 campos de futebol.

Conforme informações do Itaú, todas as transações do banco de varejo serão transferidas para o Centro Tecnológico do Mogi Mirim (CTMM) até o final de deste ano.

Dados da instituição apontam também que, das 31 milhões de operações realizadas em 2014, 42% foram feitas pela internet fixa ou móvel (smartphones e tablets) e 28% em máquinas de cartão de crédito e débito.

Enquanto não poupa recursos para investir em tecnologia, o Itaú cortou 2.521 postos de trabalho em 2014, representando uma redução de 2,6% do quadro de pessoal, apesar do lucro líquido recorrente de R$ 20,6 bilhões, um crescimento de 30,2% em relação ao ano anterior. “Isso mostra a falta de responsabilidade social do banco”, critica o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro.

Para ele, o novo centro tecnológico visa ampliar ainda mais as transações via mobile e internet bank para turbinar cada vez mais os lucros do banco.

“Precisamos intensificar em 2015 a luta em defesa do emprego dos bancários e contra a política de rotatividade”, salienta Cordeiro.

Fonte: Contraf-CUT com Valor Econômico e DCI