Imagens de Júpiter podem ser vistas neste período (Foto: NASA/ESA/Divulgação)

A Seara da Ciência – espaço de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará  (UFC) – promove nesta quarta-feira (4) mais uma edição do projeto Céu da Seara. A partir das 18h, os visitantes terão a oportunidade de visualizar o planeta Júpiter, também visível a olho nu e comumente confundido com uma estrela.

Com auxílio do telescópio, será possível ver pelo menos quatro das mais de 60 luas que rodeiam o planeta, além das linhas equatoriais. A observação é gratuita e aberta ao público.

Os visitantes também poderão observar os aglomerados, que são regiões ricamente povoadas de estrelas. Na sessão, serão mostrados os aglomerados de Tau Canis Majoris e Presépio, bem populares por estarem perto de constelações como Cão Maior e Câncer, respectivamente. A programação também inclui a observação do aglomerado NGC 2451, facilmente visualizado por telescópio.

Vídeos educativos

Antes de fazerem a observação, os visitantes são convidados a assistir a vídeos explicativos sobre Júpiter e os aglomerados, tornando mais fácil o entendimento do que será visto nos telescópios.

O projeto Céu da Seara realiza sessões uma vez por mês no observatório da Seara da Ciência, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. O calendário de observações está disponível no site da Seara. Mais informações pelo telefone (85) 3366-9245.

(G1 e TV Verdes Mares)

Anúncios