Foto: Edimar Soares

Fundada em 1928, a Loja Maçônica de Fortaleza completou 87 anos no último dia 7. Ontem, em evento solene no prédio da loja, no Centro de Fortaleza, a instituição reuniu membros da maçonaria cearense, comemorando o aniversário da instituição e inaugurando dois salões que passaram por reformas recentemente.  

A palavra maçonaria tem origem francesa, e significa “construção”. É uma instituição que se denomina como sendo filosófica, filantrópica, educativa e progressista. Um de seus princípios é educar quanto à espiritualidade do homem, partindo de valores como imortalidade e crença em Deus como o Grande Arquiteto do Universo.

De acordo com seus membros, a maçonaria não é uma religião, pois aceita em seus encontros pessoas de todas as crenças. Para fazer parte da sociedade maçônica, a pessoa deve ser convidada por um integrante que já tenha se iniciado na maçonaria e, segundo o presidente da Loja Maçônica de Fortaleza, Antônio Augusto, este convidado “deve ter boa índole, crer em Deus e respeitar a família”.

Somente homens com 21 anos ou mais podem ser convidados a participar. Há iniciações para crianças e adolescentes. As filhas e esposas dos maçons também podem participar, nas ordens “filhas de Jó” e “estrelas do oriente”.

Nas reuniões fechadas, são feitas orações e leituras com ensinamentos que só quem fez juramento para ser maçom pode aprender. As reuniões denominadas brancas são encontros em que os convidados podem participar, como a solenidade da noite de ontem.

Segundo Ivelise Maia, filha de maçom e integrante da ordem “filhas de Jó”, a maçonaria é muito presente na sociedade e nas famílias cearenses. “A instituição acolhe todas as pessoas, sem distinção de idade, gênero, crença ou etnia”, afirma Ivelise. De acordo com ela, existem padres, advogados, médicos e vários outros profissionais que são ligados à maçonaria em todo o mundo. (Lérida Freire/Especial para O POVO) 

Saiba mais

Origem

Uma das teorias sobre a origem da maçonaria diz que ela surgiu há cerca de três mil anos, durante a construção do Templo de Salomão, em Jerusalém. Por isso a estrutura externa das lojas maçônicas e dos templos são tão parecidas.  

Membros

Nomes conhecidos já fizeram parte da maçonaria no mundo todo. São eles: Dom Pedro I, primeiro imperador do Brasil; George Washington, primeiro presidente dos Estados Unidos; Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua.

(O Povo)

Anúncios