A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), e em parceria com o Banco Mundial (Bird), traz a Fortaleza a especialista sênior em Desenvolvimento Urbano e ex-vice-prefeita de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Washington (EUA), Valerie Santos. A palestra “Exemplos Internacionais de Projetos de Transformação Urbana e Perspectivas para o Desenvolvimento de Fortaleza” será nesta quinta-feira (12/02), às 19 horas, no auditório Luiz Esteves Neto, na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

O encontro faz parte de uma série de reuniões entre o Município e o Bird para viabilizar o financiamento do projeto Fortaleza: Cidade Sustentável.  A ideia da palestra é apresentar cases de transformação urbana e perspectivas de desenvolvimento a partir de Operações Urbanas Consorciadas e Leis de Zoneamento.

Com 15 anos de experiência em desenvolvimento urbano e estruturação de parcerias público-privadas, Valerie tem contribuído em projetos de desenvolvimento econômico e gestão de áreas metropolitanas e de habitação em países como Brasil, Guatemala, Colômbia, Panamá, Geórgia, Filipinas e África do Sul.

Em Washington (EUA), sob sua coordenação, no entorno do Rio Anacostia, foram construídas 10.000 habitações de interesse social, diversas áreas de lazer e parques em regiões subutilizadas. No mesmo contexto, comércio varejista e supermercados foram atraídos para comunidades antes desassistidas. Neste trabalho, mais de 150 projetos que resultaram em investimentos de cerca de US$ 13 bilhões foram alavancados e mudaram a feição de bairros inteiros.

Serviço
Palestra “Exemplos Internacionais de Projetos de Transformação Urbana e Perspectivas para o Desenvolvimento de Fortaleza”, com Valerie Santos

Data: Quinta-feira (12/02)
Horário: 19 horas
Local: Auditório Luiz Esteves Neto – Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) – Avenida Barão de Studart, 1980

(Prefeitura de Fortaleza)