Ligia Duarte, CearáNews7

Nos próximos dias 22 e 23 de fevereiro, Fortaleza vai receber os primeiros cruzeiros do ano. O primeiro navio será o Silver Shadow, com capacidade de 382 passageiros, que vai atracar no terminal do Porto do Mucuripe, já o navio do dia seguinte terá 1.258 cruzeiristas que também passarão por Fortaleza.

Até o fim de 2015, a previsão é de que a capital cearense receba, pelo menos, 10 navios, com um total de 15.941 passageiros.

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Turismo (Setfor), realiza ações no terminal de passageiros do Porto para recepcionar os turistas. Durante a chegada, os visitantes recebem brindes, informações de pontos turísticos, endereços das Casas do Turista, além de dicas de restaurantes e praias.

Para o secretário de Turismo, Elpídio Nogueira, a iniciativa da Prefeitura de Fortaleza em dar boas vindas aos cruzeiristas é mais uma forma de fidelizar e influenciar para um futuro retorno. “É uma oportunidade de mostrarmos nossa preocupação e hospitalidade. Esses turistas vêm, passam um dia aqui, quando se sentem acolhidos retornam com toda a família para passarem mais dias”, explicou.

Na temporada 2013/2014, em toda a costa brasileira, a movimentação foi de 596.532 cruzeiristas, sendo 81% de brasileiros (483.191) e 19% estrangeiros (113.341). O setor movimentou cerca de R$ 1,15 bilhão e gerou 15.465 postos de trabalho na economia brasileira. Desse total, R$ 455 milhões foram gerados por gastos dos passageiros e tripulantes nas cidades e portos de embarque/desembarque e de trânsito.

Os cruzeiros marítimos, além de aumentar o fluxo de turistas nas cidades, movimentam a economia local e do entorno, geram empregos e ainda promovem o destino tanto no país, quanto internacionalmente. “O marketing boca a boca é o melhor. Se o turista é bem tratado, ele indica a cidade e volta com família e amigos. Tem navios que chegam com mais de 4 mil passageiros. Imagina o quanto de empregos e renda eles geram para os fortalezenses”, destacou o secretário.

*Com informações da Prefeitura de Fortaleza.

Anúncios