Sobre os gastos a serem efetivados com a realização do carnaval de 2015, a Prefeitura Municipal vem a público esclarecer os seguintes pontos:
a)  O Município de Aracati é um dos mais importantes destinos do Estado no período do carnaval, atraindo nunca menos que 200 mil turistas, figurando como um dos 65 maiores polos indutores de turismo, classificados pelo Ministério do Turismo;
 
b)  O impacto econômico para a sede do Município e suas praias é responsável pelo ingresso de  milhões aplicados pelos turistas em pagamento de alimentação, bebidas, hospedagem, compras, transportes, passeios e outros gastos;
 
c) Mais de 50% dos turistas hospedam-se na sede do Município alugando casas e se instalando em pequenas pousadas, tendo o restante se dividido em hotéis e residências particulares na Canoa Quebrada, Majorlândia, Quixaba, além dos que se abrigam em cidades vizinhas;
 
d)  Mais de 50% dos visitantes chegam a Aracati em carro próprio, enquanto 40% dos foliões se deslocam por ônibus e veículos de transporte alternativo;
 
e)  As causas que vem atraindo tantos turistas são pela ordem: Animação (43,6%); Praias (27,5%) seguidas por indicação de amigos, qualidade e diversidade das bandas e tradição de boas festas;
 
f)  Fundamentalmente, 84% dos turistas tem como principal motivo da viagem à Aracati o Carnaval ali realizado.
 
g)  Antes de ser avaliado pelo volume dos gastos realizados, deve a discussão perpassar pelos efeitos econômicos, tributários e sociais, tais como: 
  •     i.    Impacto no comércio (estoques dos supermercados e distribuidores de bebidas  são esgotados)
  •    ii.    Impacto na venda de combustíveis;
  •   iii.    Impacto na renda da população local, que aluga parte de seus imóveis para abrigar os foliões;
  •   iv.    Impacto na prestação de serviços diretos e indiretos relacionados com o carnaval;
  •   v.    Impacto na arrecadação do ISS sobre hospedagens da cadeia hoteleira;
  •   vi.    Impacto na arrecadação do ICMS sobre os gastos do período carnavalesco;
 
h) O perfil do folião (ã) é o seguinte: 49% solteiro(a)s; 54% ganham entre 3 e 14 salários mínimos; 86% tem nível médio e superior; 43% tem empregos na iniciativa privada e 93% estão na faixa etária de 18 a 40 anos;
 
i)   Ao realizar eventos animados, seguros, com  acesso democrático e tradicionais para o Ceará e estados vizinhos, cada vez mais presentes no período, Aracati desponta como link permanente das redes nacionais de televisão, como âncora de cultura e lazer realizados observando os mais rigorosos princípios de seleção de propostas de serviços de infraestrutura e animação, buscando os melhores preços combinados com as melhores soluções regionais;
 
j)  No presente ano de 2015, Aracati evitou a contratação de atrações de nível nacional, adequando os investimentos feitos no carnaval, sucessivamente realizado, na sede e praias, priorizando bandas locais e atrações regionais;
 
k)  A cidade experimenta um surto de desenvolvimento e melhoria urbana, tendo realizado no último ano de 2014 recuperação da maioria das vias do centro histórico, com pavimentação em paralelepípedos, sinalização vertical e agradável compatibilização arquitetônica;
 
l)   Prontos para mais um carnaval, observando os princípios da moralidade, impessoalidade, publicidade, legalidade e competitividade, estamos certos de que novamente, o carnaval de Aracati deve repetir o sucesso que foi objeto da avaliação da pesquisa realizada em 2014 pela ZAYTEC averiguando as questões aqui delineadas.
 
m)      Com respeito e comedimento naturais face a grave crise que enfrentamos decorrente da seca inclemente e abalos morais vividos pela Nação, acreditamos que o Carnaval é tempo de cultura, lazer e paz, tão necessários a vida de quem trabalha e ajuda nosso Município, nosso Estado e nosso País a avançar.
 
 
Paço Municipal, em 05 de fevereiro de 2015.
 
 
FRANCISCO IVAN SILVÉRIO DA COSTA – Prefeito Municipal
TIAGO DE LIMA SALES – Secretário de Turismo e Cultura,
RODRIGO PINHEIRO- Secretário Adjunto de Turismo e Cultura
 
Conheça a pesquisa ZAYTEC Aracati Carnaval 2014, na íntegra: Aqui!