O casal Nice e Estrigas participou ativamente do movimento artístico local e nacional – FOTO: IANA SOARES, EM 20/04/2010

Será inaugurada neste sábado, 24, a Praça Estrigas e Nice, espaço que faz alusão e homenagem póstuma ao casal de artistas plásticos Maria de Castro Osório, Nice Firmeza e Nilo de Brito Firmeza, o Estrigas. A estrega será feita às 10h pela Prefeitura de Fortaleza.

O lugar, que fica situado entre as ruas José Rangel e Ary Barroso, próximo ao Shopping RioMar, no bairro Papicu, será destinado ao encontro, à contemplação e à prática de esportes, pois contará com área fitness, pista de cooper e de skate, além de faixa para bicicletas e área para leitura.

PREFEITURA DE FORTALEZA/DIVULGAÇÃO
A praça de 10 mil metros quadrados possui acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção. 

Acessível para pessoas com dificuldade de locomoção, a praça também recebeu mais de 150 árvores nativas, como carnaúbas, ipês e espécies frutíferas típicas do Ceará. Durante a inauguração, inclusive, a família de Estrigas e Nice fará o plantio de um Baobá, em homenagem aos artistas, e mudas nativas também serão distribuídas para a população.

Fruto de uma parceria público-privada, o espaço de 10 mil metros quadrados foi construído, após a aprovação de um projeto de lei de autoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB), líder do prefeito, em dezembro de 2014.

Grandes nomes

Ícones cearenses, o casal Nice e Estrigas dedicaram suas vidas e sua morada – um sítio no Mondubim – às artes.

O espaço, transformado no Mini Museu Firmeza, se configura hoje como uma herança para a cultura nacional por contar com obras do próprio casal, além das de Raimundo Cela, Barrica e Mário Baratta.

O apelido Estrigas ainda foi herança dos tempos do Liceu do Ceará e faz referência ao artista circense Estriguine.

Nice faleceu em 13 de abril de 2013 e o seu companheiro, Estrigas, em 02 de outubro de 2014, aos 95 anos.

Serviço

Inauguração da Praça Estrigas e Nice
Dia: 24 de janeiro (sábado)
Hora: 10 h
Local: Avenida Prisco Bezerra, entre as ruas José Rangel e Ari Barroso – Papicu (próximo ao shopping RioMar).

Redação O POVO Online