Peça com carne de sol tem 17 calorias (FOTO: Tribuna do Ceará/ Wolney Batista)

Esqueça a ideia de comer sushi em um restaurante com arquitetura inspirada no Japão. Sem as tradicionais lanternas vermelhas, com revestimento de taipa nas paredes e chapéus de cangaceiro, um espaço na Avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza, tem como carro-chefe do cardádio o sushi de carne de sol.

“A ideia era ser o jeito cearense de fazer sushi. A gente diz para os clientes não se prender na hora de comer. Se eles quiserem um garfo nós temos”, explica um dos sócios do restaurante Oxente Oriente, o cearense Gustavo Queiroz. Ele brinca que os inexperientes em hashi, os ‘pauzinhos’ usados na culinária oriental, podem ainda apenas ‘cravá-los’ na peça.

A receita não tem mistério. Além do arroz branco, a carne vai acompanhada de cream cheese formando uma espécie de patê. A combinação inusitada também não pesa na dieta diária. Uma unidade contém 17 calorias, indicou a nutricionista do local. O preço também não difere do tipo clássico. A versão maki custa R$ 8,50 e a hot R$ 8,90.

O restaurante também dispõe de outras gastronomias no menu, como pizzas e massas, mas os mais vendidos são os atrativos da culinária japonesa. Junto com o sushi de carne de sol, os mais pedidos são o de salmão e o de camarão.

Novas apostas

Os empresários pretendem inovar mais para 2015. A aposta é o sushi de goiabada com queijo, conhecido como maria isabel, para o cardápio do ano que vem. “A gente ainda quer implementar um ou dois sabores a mais”, completa Gustavo. Estão em ‘fase de teste’ também os sushis com recheio de rapadura e cocada.

O processo de aprovação para os sabores exóticos serem colocados à venda é rigoroso, segundo o sócio. “Temos que ver a questão de como vai ser armazenado, tem que ser adequado a algumas regras da vigilância, tem que ver se vai ter um sabor realmente agradável”.

Serviço
Oxente Oriente
Endereço: Avenida Bezerra de Menezes, 510
Horário de funcionamento: de segunda à segunda, das 18h à meia-noite
Informações e delivery: (85) 3223.6090

(Tribuna do Ceará)