A CAIXA Cultural Fortaleza recebe, entre os dias 28 de janeiro a 1º de março de 2015, a exposição World Press Photo 2014 (WPP), que reúne 143 fotos vencedoras de um dos mais importantes concursos internacionais de fotojornalismo de 2013. Em sua 57ª edição, o WPP contemplou trabalhos de 53 fotógrafos de 25 países, divididos em categorias como política, economia, esportes, cultura e natureza. A exposição itinerante percorre 100 cidades em 45 países. No Brasil, ela já passou pelo Rio de Janeiro. 

O prêmio principal foi para a foto Signal, do norte-americano John Stanmeyer, para a National Geographic, tirada na costa do Djibouti, mostrando migrantes africanos tentando captar a rede de celular da vizinha Somália. “É uma imagem muito sofisticada, poderosamente matizada. É feita tão sutilmente, é tão poética e, no entanto, está carregada de significado, transmitindo assuntos de grande gravidade e preocupação no mundo de hoje”, comentou Jillian Edelstein, membro do júri, sobre a imagem. 

O júri, composto por fotógrafos, editores de imagem, curadores e críticos de fotografia, avaliou para esta edição 98.671 trabalhos de 5.574 fotógrafos de 132 países.  “O World Press Photo é, sem dúvida, um dos instrumentos mais poderosos de incentivo à fotografia documental. Além de difundir o melhor do jornalismo fotográfico, a mostra ajuda a ampliar a difusão dos principais temas da atualidade. Nós, do júri, seguimos o critério de identificar as imagens que, a um só tempo, chamam atenção pelo conteúdo e estética, e encantam tanto quanto informam”, afirma o fotógrafo brasileiro da revista National Geographic, Luciano Candisani, que este ano integrou o júri internacional do concurso.

Via http://depontes.com.br

Anúncios