Evento é organizado por grupos contrários às intervenções na Praça Portugal (Foto: Facebook/Reprodução)

Grupos contrários às intervenções na Praça Portugal anunciadas pela Prefeitura de Fortaleza realizam neste sábado (17) o “Ai Dentu – Lá na Praça Portugal”, evento que deve reunir vendedores ambulantes, “da tapioca ao sanduíche (passando por pastel, bolo, suco, picolé, cachorro-quente, pizza, churros, água-de-coco, dindin, biscoitos, etc…) para aproveitar o espaço público na Praça Portugal”.

O nome do evento é uma paródia ao food park realizado em Fortaleza, o “Lá Fora”, que ocorre em estacionamento de um shopping. “O Ai Dentu – Lá na Praça é um movimento que surge em resposta à valorização de eventos nos espaços privados que muitas vezes segregam parte da população e ainda dificultam a interação das pessoas com a cidade. Enquanto isso, muitos espaços públicos estão ociosos”, diz a descrição do evento em rede social.

A escolha do local, segundo os organizadores, é devido ao anúncio das intervenções na praça. A Prefeitura de Fortaleza planeja remover a Praça Portugal como modelo de rotatória das avenidas Dom Luís e Desembargador Moreira.

No lugar da praça central, devem ser construídas quatro praças, uma em cada esquina do cruzamento. Segundo a Prefeitura de Fortaleza, a mudança deve melhorar o tráfego de veículos no Bairro Aldeota. As intervenções estão em processo de licitação e ainda não há data para ser iniciada.

“Sendo este um dos espaços mais simbólicos e belos da região (senão da cidade), com uma implantação peculiar e visualmente incrível, que pode estar passando por seus últimos momentos, é importante mostrar que há pessoas que têm afeto por ela”, diz a descrição do Ai Dentu – Lá na Praça Portugal. O evento está previsto para começar às 16h deste sábado.

(G1 Ceará)