O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura – Secult, comemora no próximo sábado (17), os 216 anos de emancipação do Estado.

A programação especial alusiva ao Dia do Ceará será realizada no município de Aquiraz, primeira capital do Estado, com abertura oficial às 16h, na Praça da Matriz, e em Fortaleza, com atividades ao longo do dia, no Theatro José de Alencar e no Museu do Ceará. Entre os destaques da programação artística estão a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, o bailarino Hugo Bianchi, o tenor Franklin Dantas e o ator e dramaturgo Ricardo Guilherme. Todas as atividades têm entrada franca.

Em Aquiraz a programação começa às 9h da manhã de sábado, com as visitas guiadas ao Museu Sacro São José de Ribamar, equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado. As visitas seguem até 17h, com entrada franca, oferecendo aos participantes oportunidade de apreciar o valioso acervo de arte sacra e de conhecer mais sobre a história do nosso Estado.

Já a partir das 16h, as atividades acontecem na Praça Cônego Araripe, na Praça da Matriz de Aquiraz, em frente ao Museu Sacro. A Banda de Música Municipal de Aquiraz apresentará dobrados e músicas populares. Às 16h30 acontece o lançamento da “Ciranda da Paz”, com participação do médico Sulivan Mota e distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas. Às 16h45 acontece visita oficial ao Museu Sacro São José de Ribamar.

Às 17h acontece a solenidade oficial pelo Dia do Ceará, com hasteamento das bandeiras de Aquiraz, do Ceará e do Brasil, com execução dos hinos da primeira capital cearense (executado pela Banda de Música Municipal de Aquiraz), hino do Ceará (executado pela Banda de Música da Polícia Militar do Ceará) e do Hino Nacional Brasileiro, especialmente interpretado pelo acordeonista e secretário da Cultura de Aquiraz Rodolfo Forte. O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, participará da solenidade.

Às 18h acontece a missa na Igreja Matriz de São José de Ribamar, a segunda mais antiga do Estado, datada do início do século XVIII. Às 19h30, no interior da igreja, a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho realizará uma apresentação especial, executando repertório de Humberto Teixeira, em homenagem ao centenário do compositor cearense.

Fonte: Governo do Estado