A Associação Afro Brasileira de Cultura ( Alagba) e o Movimento Outubro Rosa realizam, até sexta-feira (9), na Escola de Saúde Pública do Ceará um ciclo de grandes atividades em busca de mais políticas públicas para a saúde da mulher.

Durante o evento, estão sendo realizadas discussões sobre iniciativas de âmbito estadual com repercussão nacional, como a criação da Rede Cearense de Combate ao Câncer e a capacitação de mil agentes rosa.

Há ainda ainda o debate sobre o papel de agentes de saúde e voluntários, a implantação dos “Pontos Rosa”, núcleos de orientação, informação e articulação, que deverão pautar e articular o tema câncer de mama na Casa da Mulher Brasileira, fortalecendo e valorizando os grupos de apoio, proporcionando espaço de partilha sobre o tema. As três ações serão desenvolvidas em parceria com o Ministério da Saúde. Integram ainda as discussões os preparativos do Movimento Outubro Rosa Ceará 2015.

Engajados

O evento reunirá lideranças, entidades e movimentos de mulheres engajados na luta contra o câncer de mama com a realização de Ciclo de Palestras e lançamento de Cartilha de prevenção, diagnóstico, tratamento e orientações sobre o convívio com a doença antes, durante e após sua detecção.

O objetivo é informar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, reduzir a desinformação e contribuir com a diminuição da mortalidade feminina. Num segundo momento, a Ação vai evoluir para a implantação de núcleos de orientação, informação e articulação.

A Associação Afro Brasileira de Cultura (Alagba), é uma associação civil, sem fins econômicos, apartidária, que tem por finalidade elaborar, debater e implantar projetos, programas e planos de ação que promovam o desenvolvimento social, cultural e científico seguindo os princípios e diretrizes da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas).

Serviço:
Instituição: Movimento Outubro Rosa do Ceará
Telefone: (85) 9663.0822 e 8875.0176

(G1 Ceará)

Anúncios