Por Danilo Cândido de Oliveira

No Brasil para participar das festas de fim de ano, o atacante Neymar, do Barcelona, inaugurou nesta terça-feira o Instituto Projeto Neymar Jr., em Praia Grande, no litoral sul paulista. Em um estabelecimento de 8.400 metros quadrados, no bairro Jardim Glória, o craque construiu um centro de atendimento à famílias e crianças carentes da região.
Cerca de 10 mil pessoas serão beneficiadas com o projeto do jogador. O terreno foi cedido pela prefeitura de Praia Grande por 30 anos, que podem ser renovados por mais 30. Junto ao centro social, o jogador também mandou construir um complexo esportivo e educacional.

“Este é um projeto familiar. Era um sonho de família fazer algo assim. O Neymar saiu deste ambiente. Morávamos aqui perto. Sabíamos da dificuldade que tínhamos para que nossos filhos tivessem qualidade de vida, que pudessem se divertir, brincar, com direito ao esporte, lazer. É uma oportunidade para fazermos um pouco do que não tínhamos, e entregar para a comunidade”, afirmou o pai do atleta, Neymar da Silva Santos.

Para participar do projeto basta residir nas microrregiões próximas ao prédio (Aeroclube, Aprazível, Guaramar, Guilhermina, Marília, São Sebastião, Sítio do Campo, Vila Sônia e Jardim Glória), as crianças (entre 7 e 14 anos) precisam estar matriculadas na escola e ter frequência de 90% e a família tem que ter renda per capita de até R$ 140 e estar cadastrada no programa Bolsa Família, do Governo Federal.