O goleiro Manuel Neuer e os atacantes Lionel Messi e Cristiano Ronaldo foram anunciados nesta segunda-feira pela Fifa e pela revista “France Football” como finalistas do prêmio Bola de Ouro, que será entregue no dia 12 de janeiro, em Zurique.

Entre as mulheres, a brasileira Marta é finalista pela 11ª vez e busca o sexto troféu. Ela acumula ainda três segundos lugares e dois terceiros. Já Neymar não está entre os três melhores do mundo, mas pode aparecer na equipe ideal, já que é um dos 15 atacantes listados.

Cristiano tentará obter o prêmio pela terceira vez na carreira, a segunda consecutiva. Além disso, o português ficou com o segundo lugar em 2007, 2009, 2011 e 2012. Suas credencias são a Chuteira de Ouro da Europa, por ser o artilheiro do continental junto com o uruguaio Luis Suárez, e o título da Liga dos Campeões com o Real Madrid.

Já Messi, que é o recordista e vem sendo finalista desde 2007, busca ser agraciado pela quinta vez. O argentino passou o ano em branco em relação a títulos, mas foi eleito o Bola de Ouro da Copa, em que ajudou a seleção de seu país a ser vice-campeã.

Eleito Luva de Ouro no Mundial em que foi campeão pela Alemanha, Neuer, por sua vez, pode conseguir um feito inédito. Seu compatriota Oliver Kahn chegou perto em 2002, quando foi eleito pela Fifa o segundo melhor jogador do mundo, atrás de Ronaldo Fenômeno. Na Bola de Ouro da “France Football”, o último arqueiro finalista foi o italiano Gianluiggi Buffon, em 2006, e o único agraciado, o soviético Lev Yashin, em 1963.

O anúncio dos finalistas entre os homens não foi o único realizado nesta segunda. Se Neymar ficou fora no masculino, entre as mulheres Marta continua firme na luta para obter a premiação pela sexta vez na carreira. As concorrentes da brasileira também já foram agraciadas: a americana Abby Wambach (2012) e a alemã Nadine Angerer (2013).

No Prêmio Puskas, distribuído desde 2009, pela primeira vez o gol vencedor pode ter sido marcado em uma Copa do Mundo. O holandês Robin Van Persie, pelo gol contra a Espanha, e o colombiano James Rodríguez, pelo gol diante do Uruguai, podem realizar o feito inédito. Os dois disputam com a irlandesa Stephanie Roche.

Também foram divulgados os concorrentes a melhor técnico. Entre as equipes masculinas, estão o alemão Joachiam Löw, da seleção alemã, o italiano Carlo Ancelotti, do Real Madrid, e o argentino Diego Simeone, do Atlético de Madrid. Já os treinadores no feminino são os alemães Ralf Kellermann, do Wolfsburg, e Maren Meinert, das seleções sub-19 e sub-20 da Alemanha, e o japonês Norio Sasaki, da seleção japonesa principal.

No Fifa FIFPro World XI, que apontará a equipe ideal de 2014, faltava anunciar os atacantes. Entre os candidatos, aparecem dois brasileiros, Neymar, do Barcelona, e Diego Costa, que é naturalizado espanhol e em julho trocou o Atlético de Madrid pelo Chelsea.

A relação tem ainda os argentinos Sergio Agüero (Manchester City) e Lionel Messi (Barcelona), os alemães Thomas Müller (Bayern de Munique) e Marco Reus (Borussia Dortmund), os franceses Karim Benzema (Real Madrid) e Franck Ribéry (Bayern de Munique), o holandês Arjen Robben (Bayern de Munique), o inglês Wayne Rooney (Manchester United), o galês Gareth Bale (Real Madrid), o polonês Robert Lewandowski (Borussia Dortmund/Bayern de Munique), o português Cristiano Ronaldo (Real Madrid), o sueco Zlatan Ibrahimovic (Paris Saint-Germain) e o uruguaio Luis Suárez (Liverpool/Barcelona).

(EFE)