O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta segunda-feira (17), o lançamento do Programa Idioma Sem Fronteiras. O programa, que tem vínculo com o Ciência Sem Fronteiras, fornecerá bolsas de estudo para alunos e professores de instituições públicas e privadas de ensino superior, assim como professores da rede pública de ensino da educação básica que tenham interesse no aprendizado de línguas.

As línguas oferecidas são inglês, francês, espanhol, italiano, japonês, mandarim, alemão e português para estrangeiros.

As aulas serão realizadas de forma presencial e pela internet. O processo de convocação acontecerá através de editais específicos, como ocorre no Ciência Sem Fronteiras.

Núcleos de línguas serão criados para cada instituição brasileira que participar do programa. Esses centros serão responsáveis por gerir a concessão das bolsas e ministrar cursos presenciais.

Alunos de qualquer curso de graduação poderão participar das aulas, porém apenas os estudantes de licenciatura em Letras das línguas estrangeiras oferecidas no Idioma Sem Fronteiras poderão concorrer a bolsas de estudo. O objetivo do programa é proporcionar aos participantes proficiência nas línguas e convivência com falantes nativos dos países onde estudam. Além disso, os bolsistas terão que ensinar Português para estrangeiros.

(Rádio Verdes Mares)

Anúncios